Sukiyaki

141120102559

Espécie de fondue à moda japa, o sukiyaki é ótimo quando se quer juntar os amigos e comer muito sem ninguém ter trabalho na cozinha. Basta ter uma panela grande, ir ao mercado comprar os ingredientes (manteiga, filé mignon ou patinho, cebola, acelga, moyashi (broto de feijão), cebolinha, cenoura, cogumelos, macarrão, ovo e tofu) e pronto!

Ah, eu acrescentei vagem, salsão e ervilha.

Além dos ingredientes citados acima, o especial do sukiyaki é o molho. Rápido e fácil também. Misture 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 xícara (chá) de sakê mirim, 1 xícara (chá) de shoyu e 1 colher de manteiga. Coloque tudo na panela e leve ao fogo até agregar todos os ingredientes.

Antes que você desista de fazer o sukiyaki por causa da foto que tirei…

Veja a foto abaixo e pense no sabor, no cheiro e na facilidade da comida! 🙂

Nota mental: comprar uma câmera e não usar mais o celular de quebra-galho

Separei um vídeo que mostra passo a passo o preparo

3 Comentários

  1. Cristina
    março 10, 2012 at 11:47 am (8 anos ago)

    Você pode fazer o cogumelo sukiyaki, dentre outros, apenas refogado na manteiga. Se precisar você pode acrescentar um pouquinho de sal para corrigir o paladar. Pode ser servido somente refogado na manteiga ou regado com molho shoyu. Essa receita me foi fornecida por um japonês, residente em uma colônia de japonesa de Ribeirão Preto/SP. E me informou que os demais cogumelos podem ser feitos da mesma forma. Já adotei a mesma receita para outros tipos de cogumelos, e realmente, fica uma delícia! Como cogumelo toda semana. Adoro!!!

  2. Claudia Midori
    março 11, 2012 at 12:36 am (8 anos ago)

    obrigada pela dica 🙂

1Pingbacks & Trackbacks on Sukiyaki

  1. […] o mesmo molho para jogar na carne ou, se preferir, use o molho do sukiyaki. bb_keywords = "shimeji"; bb_bid = ""; bb_lang = ""; bb_name = "custom";bb_limit = […]

Deixe um comentário