Como a gente já falou aqui no Aventuras Gastronômicas, desde março a cidade de Campos do Jordão está tomada pelos pinhões das araucárias. Em todos lugar que você olhar para o chão, vai encontrar um monte de pinhões caídos.
E é nessa época, que as pessoas aproveitam e fazem alguns pratos bem gostosos com essa semente.
No fim de semana, eu experimentei, no café do Horto Florestal, lá em Campos, um bolo de pinhão. Fiquei tão impressionada como o bolo é delicioso, que pedi a receita para a dona do café.
Bolo de pinhão
1 xícara (chá) de manteiga
4 gemas
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de pinhão cozido e moído
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 claras em neve
Uma pitada de canela em pó
Modo de preparo: bata a manteiga até obter um creme, acrescente as gemas uma a uma, o leite condensado aos poucos, a pitada de sal e a farinha de pinhão. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo com o fermento. Acrescente aos poucos, batendo sempre. Adicione as claras em neve, mexendo suavemente. Não se esqueça de colocar uma pitadinha de canela em pó, para dar um gostinho.
O bolo fica mais legal se colocado em forma redonda, de furo central, untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido, a 180°, por aproximadamente 30 minutos.
Consolata Panhozzi
julho 22, 2012 at 8:01 pm (12 anos ago)Camila, experimentei o bolo de pinhão do Horto Florestal em Campos do Jordão na semana passada. Busquei no Google, encontrei esta receita, testei e ficou igual.Tem o sabor de saudade daquela tarde de inverno banhada pelo sol morno, araucárias, plátanos e a fria brisa da serra. Inesquecíveis, tanto o bolo, quanto o passeio. Recomendo ambos.
Claudia
março 27, 2015 at 12:09 pm (10 anos ago)Eu tenho esta receita a mais de 5 anos. Amooo este bolo.
Parabéns pela receita!