Top 3: Risoto

Fizemos mais uma seleção dos melhores pratos que provamos nos últimos tempos. Agora é a vez dos risotos, que podem ser servidos sozinhos ou aparecer como acompanhamentos de carnes e afins. Apesar de parecer simples, que basta misturar arroz com algum caldo e/ou vinho e tals, a receita boa de verdade é bem complicada, principalmente por conta do ponto. Uma vez, conversando com o Carlos Bertolazzi, chef do Zena Caffè e do Spago, ele comentou que o ponto de cozimento era tudo, assim como o fato de que o risoto precisa ser servido logo após o preparo, senão… Quem nunca comeu um risoto meia boca, que atire a primeira pedra!

Para começar, destaco os risotos dos Prima Bruschetteria, casa carioca que abriu uma filial paulistana na Vila Madalena. A foto acima é do risoto de tomate cereja, burrata e manjericão, que pode vir inteiro ou em 1/2 porção, abrindo espaço para uma bruschetta ou mesmo uma salada. Cremoso na medida e com tempero suave, ainda acompanha farofa de pão. O menu tem mais três opções de risoto: calabresa picante, tomate e alecrim; camarões e limão siciliano; e cogumelos e azeite de trufas.

Outra casa que me conquistou pelo risoto, entre outras cositas, foi a Vila das Meninas. O risoto de ossobuco, com sabor apurado da carne, é realmente algo de outro mundo! Só provando para saber. Estou doidinha que faça logo frio novamente em Sampa para levar o maridão para jantar lá. Ainda rego meu prato com muito queijo.

Por fim, recomendo fortemente o risoto de costelinha da Cervejaria Nacional. Achei ótima a ideia de usar um dos pratos mais pedidos da casa como base para um risoto al dente, com sabor apurado de carne e caldo consistente. Deliciosas também as onion rings que acompanham o prato – se viessem a parte em maior quantidade então…

2 Comentários

  1. Léo Dias
    janeiro 11, 2012 at 11:16 am (13 anos ago)

    Nesse último, tem costelinha de porco desfiada no risoto???

  2. Isabelle Lindote
    janeiro 11, 2012 at 11:45 am (13 anos ago)

    Sim, delicioso!

Deixe um comentário