Top 3: Bolinho de arroz

No Rio, em toda a minha vida, provei somente um bolinho de arroz. E olha que vivi 28 anos por lá. Agora, morando em Sampa há quase dois anos, já provei alguns tipos e acabei ficando fã dessa iguaria que, creio eu, é tipicamente paulistana (consertem se eu estiver errada). Por isso, elaborei um ranking dos melhores, com direito a duas menções honrosas – nada de bolinhos horríveis por aqui hoje.

1º lugar: Ritz

O restaurante com cara de bistrô ganhou segundo lugar no Top Hamburguer e agora leva a melhor quando o assunto é bolinho de arroz. Temperadinho, bem frito, recheado… sem frescuras e muito bom!

2º lugar: Nou

Conheci o restaurante por conta do SPRW há quase um ano e adorei a comida e o ambiente. Dentro tudo que provei, o bolinho de arroz e o risoto destacam-se exatamente por serem simples e diretos ao ponto, muito bem-feitos.

3º lugar: Emprestado

Está longe de ser um dos meus restaurantes favoritos, mas desde que provei a porção de bolinho de arroz com esse molhinho de pimenta… e ainda vinham bolinhos de feijão também, algo que eu nunca tinha experimentado. Novamente, os bolinhos de arroz conquistaram uma posição no top 3 pela simplicidade: bem fritinhos e com sabor.

Menções honrosas

O Consulado Mineiro é uma das minhas paixões em SP e sempre levo os amigos lá. Mas, com tantas opções, acabei comendo os bolinhos de arroz apenas duas vezes – e adorei! Pena que não tenho fotos, pois nas duas oportunidades os bichinhos acabaram bem rápido. O diferencial para mim fica no fato de eles serem empanados, logo nem seria justo compará-los com o top 3 acima, pois é um bolinho bem diferente. Delícia!

Outra menção honrosa não é um bolinho bem de arroz, mas de risoto de açafrão com recheio de gorgonzola do Spadaccino – outra iguaria difícil de comparar com as demais, mas deveras deliciosa. Como comi os bolinhos durante o SPRW, não sei se eles estão no cardápio.

E para você, qual o melhor bolinho de arroz[bb]?

8 Comentários

  1. Gabú
    janeiro 17, 2011 at 11:00 am (11 anos ago)

    Bolinho de arroz é uma delicia. Nunca deixo de prova-los quando tenho a oportunidade. Eu gosto dos simples, mas tem alguns recheados que não deixam por menos… Isso tem cara de almoço de domingo na casa da vó.

  2. Leticia Zero
    janeiro 18, 2011 at 1:01 pm (11 anos ago)

    Pra mim o rei dos bolinhos de arroz do universo é o bolinho recheado de shitake e queijo do Genésio… e gosto muito do bolinho de arroz com carne seca do Canto Madalena também.

  3. Juliano
    janeiro 23, 2011 at 9:42 am (11 anos ago)

    Já experimentou o bolinho de arroz do Filial? É um muito bom e para mim o melhor. E recentemente tive uma péssima experiência no Emprestado. Tudo muito oleoso, pesado e olha que fui no menu degustação para experimentar um pouco de cada coisa. Somente se salvou a costelinha de Tambaqui (mesmo assim, muita fritura).

  4. Isabelle Lindote
    janeiro 23, 2011 at 1:54 pm (11 anos ago)

    Juliano, o Emprestado, depois que mudou de dono, realmente caiu bastante a qualidade, inclusive com mudanças de cardápio absolutamente inexplicáveis. Gostei muito do bolinho de arroz deles, mas imagino que, infelizmente, deve haver variações também. Vou provar o do Filial, obrigada pela dica!

  5. Ginger V. Parks
    janeiro 24, 2011 at 7:59 pm (11 anos ago)

    …casa…O destaque do cardapio e a picanha ao molho de mostarda e os bolinhos de arroz..Para beber a opcao mais pedida e o tradicional chopp…. E depois de apear podera comer arroz com pequi arroz com sua e ainda ouvir uma musica sertaneja da boa. …fabuloso…..O prato principal foi um cozido de carneiro acompanhado de arroz e lentilhas.

  6. Roberto
    janeiro 26, 2012 at 11:42 am (10 anos ago)

    Faltou o bolinho de arroz da Dona Olga, mãe do proprietário do Pompeia Bar. É imbatível!

2Pingbacks & Trackbacks on Top 3: Bolinho de arroz

  1. […] dois feijão com arroz e o Carpaccio de carne de sol. O bolinho de arroz inclusive entrou em nosso top 3 da categoria em 2010. No entanto, infelizmente, apenas ele não vale a […]

  2. […] porções, petiscos, couverts e afins. Já fizemos seção de Top 3 de pizza, salada caesar, bolinho de arroz e hambúrguer. Hoje chegou a vez de um dos meus pratos favoritos: filé a parmegiana. Mas, […]

Deixe um comentário