Lisboa: Queijo Serra da Estrela

Sempre ouvi falar muito do queijo Serra da Estrela, e logo que cheguei à Lisboa procurei no supermercado pra comprar. Acabei encontrando no El corte inglés (uma grande rede no estilo Galerie Lafayette), onde tinha uma variedade muito grande de queijos e muitas marcas de queijos da Serra da Estrela:

E perguntando no balcão, me sugeriram esse aí da foto:

Ele era um pouco caro e tive que comprar  1/4 de um queijo, mas valeu muito a pena! Comprei o Serra da Estrela do tipo amanteigado, que tem a massa mole e dá pra espalhar no pão.

Eu achei bem gostoso, um pouco picante (ácido) e como já estou habituada aos queijos franceses (que são fortes) pude comer com tranquilidade, mas imagino que quem não está habituado ao camembert ou ao bleu, vai achar um pouco forte.

O Queijo da Serra da Estrela é produzido a partir do leite de ovelha da raça Bordaleira, na região da Serra da Estrela com uma receita que obedece a técnica milenares, usando o cardo para coagular o leite. E acredita-se que ele é produzido na região há cerca de 2 mil anos.

El Corte Inglés
Entre as Avenidas António Augusto de Aguiar, Marquês de Fronteira e Sidónio Pais – Lisboa

Casa Matias (Queijo Serra da Estrela)

11 Comentários

  1. Bárbara Mansur
    abril 23, 2012 at 5:55 pm (10 anos ago)

    aiiii que invejinha!

  2. Tempero Urbano
    abril 25, 2012 at 11:34 am (10 anos ago)

    Esse queijo é maravilhoso! Um conhecido trouxe uma peça inteira de Portugal uns meses atrás. Se lá já é caro, imagina aqui! Somente esperando outro presente como aquele ou indo até lá para comer de novo! rs

  3. Jaci Brasil
    abril 25, 2012 at 11:46 am (10 anos ago)

    É mesmo muito bom! Não tenho nem ideia de quanto ele custa no Brasil…

  4. Ana Carolina
    abril 25, 2012 at 12:35 pm (10 anos ago)

    Em Florianópolis sai a R$146,00 o Kg! Vale comprar e trazer!!

  5. Jaci Brasil
    abril 25, 2012 at 1:17 pm (10 anos ago)

    Nossa! É mesmo muito caro! Mas você sabe que teoricamente não temos direito de levar queijo na bagagem do avião…

  6. cleo
    maio 12, 2012 at 2:52 pm (10 anos ago)

    NÃO POSSO COMPRAR QUEIJOS E EMBUTIDOS PARA TRAZER P O BRASIL MESMO PARA CONSUMO PRÓPRIO?

  7. Jaci
    maio 13, 2012 at 6:43 am (10 anos ago)

    Cleo,

    Não conheço a regulamentação para queijos e embutidos, mas sei que muita gente leva dentro da mala. =)

  8. arminda
    maio 24, 2012 at 11:35 am (10 anos ago)

    Pois eu foi precisamente o contrário. Os meus avós, que sempre tiveram queijos de uma qualidade especial, ficaram decepcionados com esse queijo de marca Matias. Era um queijo ácido, e sem o paladar a que estávamos habituados, que nada tinha a ver com os queijos que comemos nos nossos velhos tempos. A manteiga de um dia para o outro alterou. Pasados 15 dias foi deitado fora.Como vim a Portugal,a conselho de um amigo,eu desloquei-me a casa de um produtor artesanal. Provei e deliciei-me com os seus queijos. è diferente o seu paladar. Todos 0s anos venho a Portugal e é ali que eu vou comprar os queijos que todos apreciamos.

  9. Jaci Brasil
    maio 24, 2012 at 12:49 pm (10 anos ago)

    Arminda, obrigada pelo comentário, você pode nos indicar o contato desse produtor artesanal? Tenho certeza que deve ser mesmo melhor. =)

  10. Roberto S Nogueira da Silva
    agosto 27, 2012 at 2:46 am (10 anos ago)

    Arminda
    Vou a Lisboa dia 19/09/12. Gostaria de saber o nome deste produtor artesanal e se vendem em Lisboa (é normal). Faz 40 anos que não como destes. Bom D+. Tb algumas marcas boas na falta deste. Se puder enviar agradeço muito. Obrigado Roberto S N S. =)

1Pingbacks & Trackbacks on Lisboa: Queijo Serra da Estrela

  1. […] rede Minipreço (Dia versão portuguesa) e para comprar coisas mais interessantes e variadas como o Queijo Serra da Estrela você pode ir no El Corte Inglés. Fora que um passeio no supermercado é algo imperdível pra os […]

Deixe um comentário