Feijão Gourmet – Rápido e Delicioso

Morar sozinho tem inúmeras vantagens, como o sofá livre para se esparramar ou comer a hora em que bem entender. A difícil missão é o que comer quando se tem pouco tempo e pizza foi o menu do dia anterior. Como eu prefiro fazer minha refeição a ingerir congelados cheios de sódio e gordura trans, inventei o feijão gourmet! Que nada mais é que o feijão gordo do interior paulista.

feijao-final

Antes que pense em cozinhar o feijão, panela de pressão (que nem tenho em casa) e mil temperos, saiba que você pode comprar tudo no mercado se não tiver em casa e sem sujar muita louça. Aos mais apressados que podem achar que preparar o “feijão do chef” pode levar horas, saiba que não leva mais que 30 minutos entre o preparo e servir.

Água na boca? Pensando no almoço do final de semana? De maneira simples e prática ensino como preparar o que eu considero uma iguaria! Para isso, você vai precisar de:

Em pequenos pedaços você vai precisar de:

Uma linguiça defumada (ou paio);
Bacon (prefiro bacon do tipo “premium”, com o mínimo de gordura);
Costelinha defumada (opcional);
Uma caixinha de feijão temperado (uso Camil)

bacon_premium
Complementando os ingredientes:

Meia cebola
Azeite
Um pacote de caldinho de feijão (uso da Vono)

bacon_linguiça

 

Em uma panela coloque um fio de azeite e a cebola picada em pequenos pedaços e deixe dourar. Coloque em seguida a linguiça, o bacon e a costelinha, todos  picados, para fritar um pouco. Mexa para não grudar na panela (eu uso de cerâmica e não gruda).

Junte o feijão em caixinha com caldo e mexa bem. Acrescente o caldinho de feijão e meio copo de água. Quando o feijão atingir o ponto de caldo desejado, desligue o fogo! Sirva com arroz e, se desejar, algum complemento. Com pressa, é uma refeição prática e que vai bem com uma taça de tinto, preferencialmente um Cabernet Sauvignon ou Tannat.

Para servir, pode incrementar com uma pancetta suína defumada ou costelinha suína (e quem quiser tenho uma receita ótima, que o osso pula da carne de tão macia) ou apenas o arroz e feijão. E bom apetite!

Deixe um comentário