Comida de Natal

25 de dezembro. Religiões a parte, um dia de confraternizar com a família, da forma que for mais adequada para cada crença, e também de comer o que sobrou da ceia – o famoso “enterro dos ossos”. Almoço de Natal é uma tradição tão forte quanto a ceia da véspera e, em muitas casas, este é um momento de encontrar quem não pode estar junto no dia 24. No meu caso, que passei com o maridão, ambos longe de pais e irmãos, o que sobrou de ontem rende um almoço farto e perfeitamente satisfatório. Por isso, caprichei no almoço do dia 24, refeição que precedeu a ceia com lombinho e tudo mais: encomendei no Pastifício Primo um ravióli de ricota com nozes e molho quatro queijos (que veio prontinho para ser gratinado sem nem sujar assadeira), além de um galetinho perfeito para duas pessoas (desculpem a falta de foco, fiz do celular).

Para a ceia, preparei um risoto a parmigiana, comprei batatas palhas bem fininhas e encomendei na Casa da Li uma farofa especial com biscoito, gergelim, passas, e farinha, claro, tudo muitíssimo bem temperado com cebola refogada em fatias pequeninas. Sucesso com o maridão, que é apaixonado por farofa e deve ter cansado de comer a minha. Para o assado, escolhi um lombo Seara, que teoricamente é recheado com farofa – algo que realmente não funcionou, mas também não comprometeu.

Apesar de o produto vir “temperado” dei aquela forcinha: misturei molho de tomate, ketchup, limão, sal, pimenta e azeite e pincelei todo o lombinho com a mistura. Fiz uns furos com uma faca, coloquei sal no dedo e fui passando dentro dos furinhos. Duas horas na geladeira e a carne já está boa para o forno. Essa cor douradinha fica bonita, não? Eu adoro! E gosto quando o lombo fica mais salgadinho na casca, onde fica uma leve camada de gordura, e mais suave por dentro, com a carne branca e bem cozida. Para o almoço, que será daqui a pouco, vou aquecer as rodelas de lombo no forno com azeite e servir com sardela suave. De acompanhamento nada melhor que arroz branco e salada – afinal, ontem foi um festival de carbs.

Feliz Natal!

2 Comentários

  1. Maria DoCarmo
    dezembro 29, 2011 at 10:28 pm (13 anos ago)

    Adorei as aventuras gastronomicas, já que adoro sair para jantar aos sabados com meu marido e nunca repetimos lugares…

  2. Claudia Midori
    janeiro 1, 2012 at 8:38 pm (13 anos ago)

    Maria do Carmo, obrigada! Mande algumas dicas para nós 😉

Deixe um comentário