Almoço em Holambra: restaurante Warong

Em abril viajamos (eu e o namorado) para o casamento, em Louveira, do Rodrigo van Kampen, um rapaz alto, magro, que às vezes fala um pouco enrolado, que não consegue falar sem balançar os braços e mexer nas madeixas, geminiano, que também nasceu no dia 2 de junho, e trabalhou comigo por um tempo.

Durante o tempo que ele trabalhou comigo e outros amigos, a conversa sobre um dia irmos para Holambra (sua cidade natal) sempre vinha à tona, mas nunca foi concretizada. Ou quase. Ainda não conseguimos ir em turma, mas consegui conhecer a cidade das flores e alguns poucos pontos turísticos que a cidade tem. Para falar bem a verdade, eu queria mesmo era provar um pouco da culinária local e ir numa doceria que o Peixe, apelido do rapaz, sempre fazia propaganda: a Zoet en Zout.

Gado gado: Salada de legumes cozidos, acompanha molho de amendoim, farofa de amendoim, ketjap (molho de soja), sambal e picles misto

Por isso, por indicação do próprio, fomos para o Warong, um restaurante que mistura as culinárias da Holanda e da Indonésia. Já da porta deu para perceber duas coisas: é caro e olhinhos puxados são raros por ali. Caro quanto? Para os padrões de São Paulo, dos restaurantes que frequentamos, até que saiu na média, mas quem não se assusta em pagar 89 reais por um menu degustação?

Enfim, a ideia de misturar cores, sabores e aromas, proposta do local, começa com a salada, bem menos substanciosas que a da foto que ilustra o menu, mas que vem acompanhada de um molho de amendoim que eu amei. Gostei tanto que pedi para o chef da casa a receita e achei que tamanha cara de pau não fosse resultar em nada, talvez numa resposta simpática como a que a Isabelle recebeu aqui.

Molho de amendoim
½ Kg Amendocrem
1/2 Limão
10g Cebola
5g Alho
10ml Shoyu
QB (quanto basta) de água

Modo de preparo:
Refogar o alho e a cebola, acrescentar o amendocrem, o limão e o shoyu. Mexer sem parar, acrescentar água e continuar mexendo. Retirar todo o óleo que vai soltando, acrescentar mais água, continuar mexendo e retirando o óleo até o molho ficar liso.

Em menos de 15 minutos a receita acima estava no meu e-mail, enviado pelo gerente da casa com uma mensagem de boas vindas e agradecimento pelo pedido.

Voltando ao menu. Depois da salada, vem o complemento do Rijsttafel:

Rijst: arroz branco e arroz com ervas

Ayam kerrie: frango ao molho cury

Baby ketjap: pernil cozido so molho soja

Ikan jahe: badejo empanado ao molho de gengibre

Udang santan: camarão ao leite de coco

Satay met pindasaus: cubo de file mignon grelhado no espeto

Rempah: bolinho de carne com coco

Krupuk: mandiopa de camarão

O menu degustação está mais para um banquete e pagar 89 por tudo isso de comida é justo, muito justo.

Para não deixar a dica para outro post que vou demorar uma eternidade para escrever… se quiser provar algum doce típico procure a Zoet en Zout e leve para casa algumas bolachas.

Warong
Rua Campo de Pouso, 607, Centro, Holambra
Telefone: (19) 3802-1495

6 Comentários

  1. Rodrigovk
    setembro 8, 2011 at 12:14 pm (10 anos ago)

    Ei, eu não falo enrolado! O Warong é muito bom mesmo, já fui várias vezes e nunca me decepcionei… 🙂

  2. Claudia Midori
    setembro 8, 2011 at 12:37 pm (10 anos ago)

    Ah, você é enrolado sim!

  3. setembro 8, 2011 at 6:32 pm (10 anos ago)

    putz, pena que esse restaurante não fica em São Paulo!

  4. Claudia Midori
    setembro 8, 2011 at 9:12 pm (10 anos ago)

    Pois é, Fernanda, mas fica a dica para quando você estiver na região de Holambra

  5. rita de cassia corredoura
    agosto 17, 2015 at 2:57 pm (6 anos ago)

    Olá, boa tarde!
    Temos um grupo base de 20 pessoas para visitar a Expoflora em 12 de setembro e precisamos incluir almoço para o grupo, vocês trabalham com algum menu grupo?
    Caso seja possível, por gentileza enviem menu e valores.
    Grata.
    Edna.

1Pingbacks & Trackbacks on Almoço em Holambra: restaurante Warong

  1. […] restaurante de fora de São Paulo (Holambra) O Warong,um restaurante que mistura as culinárias da Holanda e da Indonésia, está entre as melhores […]

Deixe um comentário