O verdadeiro leitão à pururuca

Por Leonardo Dias

Nasci em São Paulo, mas meu pai é do interior e a famí­lia dele também. E, por isso, conservamos bons hábitos interioranos. E é claro que uns dos principais é a comida. E como conservamos esse hábito já pude ir a muitos restaurantes de comida caipira e mineira e uma coisa que sempre me decepciona, raras as exceções, é o leitão à pururuca.

O leitão que servem por aí­ são pedaços do quarto traseiro do leitão frito. O verdadeiro leitão é assado inteiro, ou no mí­nimo em quartos. O quarto traseiro é a iguaria, quando bem feito, e o dianteiro garante costelinhas bem suculentas. E vou lhes ensinar como fazê-lo, desde que o caipira inventou, e sem quaisquer invenções.

Primeiramente o bom leitão é a leitoa. Eu sei, soa estranho que o prato leve um nome masculino, mas o ideal seja o feminino. O fato é que a carne suí­na do macho exala um odor mais forte que a fêmea, por isso da vantagem de se preparar a leitoa.

Resolvido a carne, vamos ao tempero. Façam um caldo com limão espremido e sal e estará pronto o tempero. Nada de alho, pimenta-do-reino, nada disso, apenas sal e limão e deixe a carne de molho nesse caldo por pelo menos 12 horas, virando-a a cada duas horas para “pegar” bem o tempero.

Feito isso, prepare uma assadeira e cubra-a com papel alumí­nio e leve a leitoa ao forno, em alta temperatura por aproximadamente uma hora e meia, duas horas. O indicador de que ela está boa é a cor do couro.

E para pururucar, nada mais simples, apenas coloque sobre o couro, dentro do forno mesmo, um pouco de cachaça. Feito isso esquente bem numa panela bastante óleo. A cada 30 minutos, enquanto assa a carne, abra o forno, passe gelo no couro e em seguida com uma concha, banhe o couro da leitoa com esse óleo bem quente. Esse choque térmico é que causará o efeito pururuca.

Feito isso, sirva o quarto, a metade ou a leitoa inteira e bom apetite. Para acompanhar eu recomendo arroz branco, uma salada e um bom tutu de feijão.

12 Comentários

  1. Léo Dias
    agosto 18, 2008 at 9:19 am (12 anos ago)

    Hummmm, fica uma delí­cia… e com sabor da roça mesmo.

  2. Kisaburo Kamikawa
    Maio 1, 2009 at 3:04 am (11 anos ago)

    Fiquei com agua na boca, mas onde encontrar este leitão para comer aqui em são Paulo?

  3. mara
    agosto 14, 2009 at 8:02 pm (11 anos ago)

    Também gostaria de saber onde encontrar para comer, aqui em São Paulo, leitão assado í  pururuca. O que vejo muito em cantinas é o leitão frito. O do Consulado Mineiro também é frito. Fica seco. Bom, se alguém souber onde tem assado e com aquele courinho bem í  pururuca, por favor, me fale. Obrigada!

  4. Pufe
    janeiro 26, 2010 at 12:25 pm (10 anos ago)

    TOP ESSA RECEITA, MAS VEJA BEM, EU ESTOU QUERENDO ASSAR UMA LEITOA RECHEADA DE 23KG, NO FORNO, ALGUEM TEM MAIS DICAS PRA ME ENVIAR?

    FICO GRATO

    MEU CONTATO

    EMAIL: [email protected] / MSN: [email protected]

  5. arivaldo costa
    março 31, 2010 at 1:03 pm (10 anos ago)

    Gostaria que vcs me enviasse uma receita de leitão a pururuca, porém frito, o tempero, como fazer até ficar pronto e delicioso.
    Muito Grato…Arivaldo
    Sete Lagoas/MG,31-3-10

  6. Lucimar
    Maio 18, 2011 at 1:16 pm (9 anos ago)

    Uma sugestão de onde comer é em Embu das Artes , além da feira no final de semana , varios restaurantes servem leitão a pururuca là.

    Quem quiser pagar menos vá durante a semana.

  7. BOLDRIN
    janeiro 6, 2012 at 9:52 pm (8 anos ago)

    Caro amigo se o leitão que você comprar for capado não vai existir gosto ou cheiro forte , também sempre morei no interior e hoje resido em americana s.p e sempre que viajo para interior região de tupi paulista sempre trago porco caipira,, passagem do ano 2011 para 2012 eu trouxe 03 e também costumo temperar com bastante limão , um pouco de vinho seco 01 nomoscada ,uma pitada de comim e 02 folha de louro e ± 50 gramas de sal , bato tudo no lidificador e coloco sobre a carne e ja éra , fica otimo , grato.

  8. ANDRE MACHADO
    novembro 13, 2012 at 4:25 pm (7 anos ago)

    A forma de fazer a leitoa a pururuca e esse mesmo, so que depois de assada simplemente pego um concha com oleo bem quente e jogo sobre a pele da leitoa , ela vai pururucar toda e com um detalhe no outro dia se sobrar…… a pele continua crocante.

  9. Getúlio Ezequiel
    julho 25, 2015 at 7:18 am (5 anos ago)

    Vlw Claudia, ficou uma delicia. obrigado pela receita e se quiser vir experimentar a nossa leitoa, sinta-se a vontade.
    Abração e fique com deus.

  10. Simone
    junho 3, 2016 at 10:52 am (4 anos ago)

    Olá, esse leitão é assado descoberto? Põe uma grade para escorrer?
    Grata

  11. angelia
    junho 7, 2016 at 9:10 pm (4 anos ago)

    No restaurante Arimbá em Perdizes pode ser encomendado o leitão caipira,da roça mesmo.Neste sábado dia 11/06 vamos servir um lindo leitão pururuca.

  12. Ana Maria Teixeira
    julho 24, 2016 at 10:07 pm (4 anos ago)

    Ficou super saborosa.
    Pururucou e depois amoleceu.
    Isso aconteceu nas duas vezes que fiz.
    Como fazer pra ficar crocrante?

Deixe um comentário