Londres

Por Léo Dias

Caro leitor do Aventuras,

Finalizo minha série sobre Londres falando dos bares e cervejas. Em Londres você acha um bar, que lá é pub, a cada esquina.  Claro que o pub lá, diferente daqui, não é balada, é um bar para tomar café da manhã, almoçar, jantar e ter um happy hour com os colegas do trabalho.

Aventuras Gastronômicas - Londres

Fui a diversos pubs, mas como qualquer ser humano elegi os meus prediletos e aqueles que mais me chamaram a atenção. Antes de falar de cada um, ao ir a um pub você tem três certezas: as pessoas ficam mais alegres nele, o lugar tem cheiro de cerveja que caiu no chão e sempre tem a promoção do dia em que você pode beber o quanto quiser gastando menos que o habitual.

O meu predileto é o St. Stephens Tavern, que fica em frente ao Parlamento e com vista para o Big Ben. A atendente era uma artista venezuelana muito simpática e com cervejas variadas.  É fácil ir para lá, descia praticamente na porta utilizando a estação Westminster.  Como ele fecha cedo, era lá o esquenta para outro bar.

Aventuras Gastronômicas - Londres

O Porterhouse tem banda ao vivo e fica em Covent Garden. O acesso de metrô, como em todo lugar da zona um, é fácil. E aqui se tem mais paquera. Muitos turistas e muitas estudantes, principalmente americanas.

Londres - aventuras gastronômicas

Seguramente o lugar mais diferente que fui no quesito bar é o Cafe Kick, que como sugere o nome tem tema de futebol, mas não futebol profissional não. A inspiração do bar são as mesas de pebolim, que você paga 1 libra e joga meia hora. Diversão garantida e sob os olhares de gringos querendo ver os brasileiros jogarem.

londres - aventuras gastronômicas

Outra dica, e que é considerado um clássico de pub para visitar em Londres, é o The Sherlock Holmes Pub, que nada mais é que um pub com homenagem ao famoso detetive. Não espere esculturas ou diversas peças reais do homenageado, mas sim um clima mais misterioso cerca sua cerveja. O local tem muitos estudantes.

Sobre as cervejas eu aprendi a tomar Pale Ale em Londres, que é uma cerveja âmbar, pouco avermelhada com gosto de caramelo e um gosto de lichia que perdura na boca. É forte, não se toma gelada e é clássica! A que eu mais gostei foi a Landlord, que eles definem como “Strong Pale Ale” e que foi a companheira de muitas conversas pelas madrugadas frias. Durante o dia eu preferia a cerveja italiana Moretti, que é leve e parece com a nossa pilsen.

Londres - aventuras gastronômicas

Entrando mais pela madrugada, visitei a Ministry of Sound que por aqui é bem famosa e que eu conhecia de nome e por amigos. Confesso que esperava mais, e explico: o espaço não é tão grande e é uma balada com ambientes. Lá dentro tem música eletrônica o tempo todo, mas curiosamente tem uma sala que toca house e outra que toca oldies. É, ouvi Eurodance em meio às batidas pesadas de DJs famosos. O visual é variado e vi muita gente drogada, mas que estão lá curtindo a balada deles, sem confusão, sem briga. A paquera é bem comedida e para quem está acostumado aos clubes daqui vai estranhar, mas eu gostei bastante.

Londres - aventuras gastronômicas

 

Londres - aventuras gastronômicas

Em suma, Londres é isso, um lugar frio no clima, mas não nas pessoas e lugares, apenas respeitador. Uma grande bagunça que funciona, a cidade que chove todo dia e que todo dia encanta; Londres das paisagens, do metrô simétrico, das pessoas que se vestem como querem e não são julgadas, do artista de rua; Londres dos mil sabores e de diversos lugares, de bares, restaurantes e comidas exóticas. Londres, minha cidade predileta!

 Londres - aventuras gastronômicas

Abraços e até a próxima,

Deixe um comentário