Por Fernanda Vigna
Quando resolvi ir visitar a Nova Zelândia, confesso que tudo que sabia sobre o país é que os neo zelandeses são chamados de Kiwi por causa de um bicho estranho que parece uma mini galinha, e que antes dos jogos de rugby do All Blacks, seleção nacional, eles fazem uma espécie de dança chamada Haka.
Pesquisando o que fazer, diversas (todas as duas que eu conversei que já foram para lá) foram enfáticas ao me aconselhar a comer no Ferg Burguer, em Queenstown, considerado o melhor hambúrguer da Nova Zelândia. Como o país todo tem cerca de 4 milhões de habitantes, não achei que seria tudo isso. Mas eu estava enganada! O Ferg Burguer é um dos melhores hamburguês que já comi na vida! Empatado nos meus favoritos com o do Five Guys, que já escrevi aqui para Aventuras.
Como todas as cidades da Nova Zelândia, Queenstown é maravilhosa, tem um cenário exuberante, maaaaas, é isso! São poucas ruas de lojas e restaurantes. Então, em 2001, o tal do Ferg resolveu abrir uma lanchonete para alimentar os baladeiros da cidade e visitantes, já que tudo, absolutamente tudo, fecha no máximo às 9h da noite.
Em menos de 10 anos, o que antes era uma lanchonete para bêbados em uma pequena porta, virou o hambúrguer mais famoso do país! Literalmente todo mundo que visita a cidade passa lá, tanto que, para comer uma das delícias, é preciso enfrentar no mínimo uns 20 minutos de fila para fazer o pedido, mais uns 50 minutos para o lanche ficar pronto.
Como são poucas mesas, deve acomodar no máximo umas 30 pessoas sentadas, nem um décimo do necessário. O esquema é ir, fazer o pedido e passear. Quando fui lá, tive tempo de ir no supermercado, umas 3 lojas e ainda esperei um pouco. Mas a espera compensa! Como estava faminta, escolhi o Mr. Big Stuff, 200 gramas de carne de primeira neozelandesa, bacon, chedar, alface, tomate cebola, molho barbecue e aioli, melhor molho de alho que já comi. Como o olho grande falou mais alto, também pedi batata, que obviamente nem aguentei comer.
Só de pensar de novo no lanche já me dá água na boca! A carne macia, molhadinha e no ponto certo, o bacon crocante, o queijo derretido e os molhos fazem uma combinação perfeita. O único defeito é não ter aqui no Brasil!
Aproveitando o tema hambúrguer + Nova Zelândia, uma outra curiosidade. O Mc Donald’s de lá vende o Kiwi Burguer, que vem com queijo, alface, tomate, mostarda, ketchup, cebola, ovo e acreditem, beterraba! Pode parecer uma estranha combinação, mas eu também achei uma delícia!