Miojo com requeijão, shitake e aspargos

Como muitos leitores devem saber, no último domingo, dia 25, foi o Dia do Miojo. E antes que alguém queira falar que miojo faz mal para a saúde, que tem muito sódio e blábláblá, a minha opinião é: como quem quer, ninguém é obrigado.

Escola mais rápida do mundo

Para comemorar os 55 anos do miojo, a Nissin criou a Escola de culinária mais rápida do mundo, com direito a graduação e pós-graduação em menos de 1 hora. A primeira aula foi super rápida, um pouco além dos três minutos que o macarrão instantâneo demora para ficar pronto. Já a pós em Miojologia foi bem mais divertida e gostosa!

Aprendemos com a chef Luiza Hoffmann, do restauranter Figo, um creme delicioso com requeijão, aspargos e shitake.  Aqui vão os ingredientes:

1 pacote de miojo
1 talo de aspargo
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de cebola picadinha
40 g de shitake cortado em tiras
3 colheres de sopa de requeijão
2 colheres de sopa de shoyo (eu usei 1 colher apenas)
1/4 xícara de creme de leite fresco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Brotos de alfafa para decorar

O bacana da receita que a Luiza passou é que o tempo de preparo (3 minutos) é o mesmo para molho e o macarrão.

Coloque a água para ferver  e aqueça uma frigideira. Na frigideira, em fogo médio, refogue a cebola no óleo e adicione uma pitada de sal. Acrescente também o shitake. Coloque o macarrão para cozinhar. Corte o aspargo em pedaços pequenos e adicione na água, junto com o macarrão.

chef Luiza Hoffmann

Na frigideira, acrescente o requeijão e o shoyu até incorporar os ingredientes. Diminua o fogo, e, para finalizar, acrescente o creme de leite, um pouco de pimenta-do-reino e mais uma pitada de sal se achar necessário. Retire e reserve a ponta do aspargo para a decoração.

Após os 3 minutos, escorra a água do macarrão e  coloque na frigideira. Misture bem e decore com a ponta do aspargo e os brotos de alfafa. Sirva em seguida.

Veja a aula aqui.

Miojo da chef Luiza Hoffmann

Fala se não ficou bonito???

Não curte miojo? Troque por um espaguete e se joga!

Importante: nessa receita a gente não usou o tempero que vem no macarrão instantâneo, ok?

1 Comentário

  1. Keilla Martins
    setembro 12, 2013 at 5:35 pm (7 anos ago)

    Adoro miojo e faço de um jeito particular e, não como está na embalagem. Até meu marido que odiava, se rendeu ao miojo, compra e sempre que estamos morrendo de fome, fazemos do “nosso jeito” e ficamos satisfeitos. Vou fazer essa receita que vc postou pra variar… valeu!!

Deixe um comentário