Colocando a mão na massa: Cupcake e Brigadeiro

Neste dia 26 de março, começo uma nova etapa profissional em minha vida, com a decisão de me dedicar 100% ao que mais gosto: pensar em gastronomia. Ler e escrever a respeito, desenvolver meu lado chef de cozinha, assessorar e oferecer serviços de consultoria para clientes que precisem melhorar sua comunicação com a imprensa e com seu público. Para isso, deixei a agência em qual trabalhava e me lancei nesse duro mundo do freelancer.

Mas esse momento também seu lado doce, bem doce: o investimento em cursos de confeitaria e culinária, para entender melhor sobre tudo com o qual pretendo lidar a partir de agora quase que exclusivamente. Na The Cake is on the Table, encarei dois cursos: cupcakes, com a professora Paula Simões, proprietária da loja, e brigadeiros gourmet, com a Alessandra Luvisotto da Nena Chocolate.

Na aula de cupcake (R$ 280 reais por aluno, turma com cinco pessoas), com 3 horas de duração, aprendi uma receita básica do bolinho, bem fácil de fazer, que pode servir de base para outras combinações. Também foram ensinadas receitas de recheio de frutas e de ganache, assim como fazer para efetivamente rechear os cupcakes e decorá-las com bico de confeiteiro. No final, a pasta americana, que eu particularmente não curto muito, foi a estrela da aula, com a professora ensinando de que forma tingir, manipular e aplicar o produto nos cupcakes. Legal mesmo foi levar para casa os três cupcakes que confeitei e ainda comprar mais três para completar a caixa \o/

Já na aula de brigadeiro gourmet (R$ 250 reais por aluno, turma com cinco pessoas), com 4 horas de duração, foram ensinadas cinco receitas diferentes, cada uma com o seu pulo do gato. Apesar de parecer que não há muito a mostrar – afinal, “todo mundo” faz brigadeiro – a aula foi bem interessante, didática e ao mesmo tempo prática. Entender a importância dos ingredientes, da panela certa, da intensidade da chama, do tipo de utensílio que deve ser usado e, claro, do ponto exato para fazer brigadeiro de colher ou de enrolar… Muito bom! Além do brigadeiro tradicional, Alessandra ensinou como fazer brigadeiro branco, de nutella, de café e de pistache. Recomendo!

The Cake is on the Table
Rua Amaro Guerra, 264, Chácara Santo Antônio – São Paulo
Telefone: (11) 2371-1640

Nena Chocolates
– Loja virtual, mas os produtos podem ser encontrados em pontos fixos sob consulta.

5 Comentários

  1. alessandra luvisotto
    março 26, 2012 at 11:35 pm (10 anos ago)

    Oi Linda! Adorei o post e adorei te conhecer! Fico sempre muito feliz em saber que as alunas realmente saíram da aula com mais informações e dispostas a inovar! Beijão!

  2. paula simoes
    março 27, 2012 at 9:36 am (10 anos ago)

    Adorei Isa, obrigada pelo post. Ficamos muito felizes que você tenha curtido os cursos e espero que tenha já aplicado na sua cozinha né?
    Agora venha fazer os próximos!!
    super beijo!

  3. Isabelle Lindote
    março 27, 2012 at 11:33 am (10 anos ago)

    Obrigada, Alessandra e Paula, gostei muito dos cursos mesmo =)
    Sucesso para vocês! Bjs

  4. Kathe
    março 29, 2012 at 4:22 pm (10 anos ago)

    Ahh bem legal…meio caros os cursos nao? Aqui onde eu moro fiz um curso de 2 dias,2h por dia com 10 alunos por turma sobre cupcakes,recheios,decoraçao e tudo o mais…e paguei miseros 20 reais…o.O

  5. Isabelle Lindote
    março 31, 2012 at 3:33 am (10 anos ago)

    Achei que valeram o investimento, Kathe. Principalmente o de brigadeiro. Obrigada pelo comentário!

Deixe um comentário