Por Leonardo Dias
Nasci em São Paulo, mas meu pai é do interior e a família dele também. E, por isso, conservamos bons hábitos interioranos. E é claro que uns dos principais é a comida. E como conservamos esse hábito já pude ir a muitos restaurantes de comida caipira e mineira e uma coisa que sempre me decepciona, raras as exceções, é o leitão à pururuca.
O leitão que servem por aí são pedaços do quarto traseiro do leitão frito. O verdadeiro leitão é assado inteiro, ou no mínimo em quartos. O quarto traseiro é a iguaria, quando bem feito, e o dianteiro garante costelinhas bem suculentas. E vou lhes ensinar como fazê-lo, desde que o caipira inventou, e sem quaisquer invenções.
Primeiramente o bom leitão é a leitoa. Eu sei, soa estranho que o prato leve um nome masculino, mas o ideal seja o feminino. O fato é que a carne suína do macho exala um odor mais forte que a fêmea, por isso da vantagem de se preparar a leitoa.
Resolvido a carne, vamos ao tempero. Façam um caldo com limão espremido e sal e estará pronto o tempero. Nada de alho, pimenta-do-reino, nada disso, apenas sal e limão e deixe a carne de molho nesse caldo por pelo menos 12 horas, virando-a a cada duas horas para “pegar” bem o tempero.
Feito isso, prepare uma assadeira e cubra-a com papel alumínio e leve a leitoa ao forno, em alta temperatura por aproximadamente uma hora e meia, duas horas. O indicador de que ela está boa é a cor do couro.
E para pururucar, nada mais simples, apenas coloque sobre o couro, dentro do forno mesmo, um pouco de cachaça. Feito isso esquente bem numa panela bastante óleo. A cada 30 minutos, enquanto assa a carne, abra o forno, passe gelo no couro e em seguida com uma concha, banhe o couro da leitoa com esse óleo bem quente. Esse choque térmico é que causará o efeito pururuca.
Feito isso, sirva o quarto, a metade ou a leitoa inteira e bom apetite. Para acompanhar eu recomendo arroz branco, uma salada e um bom tutu de feijão.
Léo Dias
agosto 18, 2008 at 9:19 am (16 anos ago)Hummmm, fica uma delícia… e com sabor da roça mesmo.
Kisaburo Kamikawa
maio 1, 2009 at 3:04 am (16 anos ago)Fiquei com agua na boca, mas onde encontrar este leitão para comer aqui em são Paulo?
mara
agosto 14, 2009 at 8:02 pm (15 anos ago)Também gostaria de saber onde encontrar para comer, aqui em São Paulo, leitão assado í pururuca. O que vejo muito em cantinas é o leitão frito. O do Consulado Mineiro também é frito. Fica seco. Bom, se alguém souber onde tem assado e com aquele courinho bem í pururuca, por favor, me fale. Obrigada!
Pufe
janeiro 26, 2010 at 12:25 pm (15 anos ago)TOP ESSA RECEITA, MAS VEJA BEM, EU ESTOU QUERENDO ASSAR UMA LEITOA RECHEADA DE 23KG, NO FORNO, ALGUEM TEM MAIS DICAS PRA ME ENVIAR?
FICO GRATO
MEU CONTATO
EMAIL: [email protected] / MSN: [email protected]
arivaldo costa
março 31, 2010 at 1:03 pm (15 anos ago)Gostaria que vcs me enviasse uma receita de leitão a pururuca, porém frito, o tempero, como fazer até ficar pronto e delicioso.
Muito Grato…Arivaldo
Sete Lagoas/MG,31-3-10
Lucimar
maio 18, 2011 at 1:16 pm (14 anos ago)Uma sugestão de onde comer é em Embu das Artes , além da feira no final de semana , varios restaurantes servem leitão a pururuca là.
Quem quiser pagar menos vá durante a semana.
BOLDRIN
janeiro 6, 2012 at 9:52 pm (13 anos ago)Caro amigo se o leitão que você comprar for capado não vai existir gosto ou cheiro forte , também sempre morei no interior e hoje resido em americana s.p e sempre que viajo para interior região de tupi paulista sempre trago porco caipira,, passagem do ano 2011 para 2012 eu trouxe 03 e também costumo temperar com bastante limão , um pouco de vinho seco 01 nomoscada ,uma pitada de comim e 02 folha de louro e ± 50 gramas de sal , bato tudo no lidificador e coloco sobre a carne e ja éra , fica otimo , grato.
ANDRE MACHADO
novembro 13, 2012 at 4:25 pm (12 anos ago)A forma de fazer a leitoa a pururuca e esse mesmo, so que depois de assada simplemente pego um concha com oleo bem quente e jogo sobre a pele da leitoa , ela vai pururucar toda e com um detalhe no outro dia se sobrar…… a pele continua crocante.
Getúlio Ezequiel
julho 25, 2015 at 7:18 am (9 anos ago)Vlw Claudia, ficou uma delicia. obrigado pela receita e se quiser vir experimentar a nossa leitoa, sinta-se a vontade.
Abração e fique com deus.
Simone
junho 3, 2016 at 10:52 am (8 anos ago)Olá, esse leitão é assado descoberto? Põe uma grade para escorrer?
Grata
angelia
junho 7, 2016 at 9:10 pm (8 anos ago)No restaurante Arimbá em Perdizes pode ser encomendado o leitão caipira,da roça mesmo.Neste sábado dia 11/06 vamos servir um lindo leitão pururuca.
Ana Maria Teixeira
julho 24, 2016 at 10:07 pm (8 anos ago)Ficou super saborosa.
Pururucou e depois amoleceu.
Isso aconteceu nas duas vezes que fiz.
Como fazer pra ficar crocrante?