abril 2012 archive

Três brasileiros entre os 100 melhores restaurantes do mundo: D.O.M, Maní e Roberta Sudbrack

Só se falou nisso no Twitter hoje no fim da tarde (de quem gosta de gastronomia, claro, e não estava curtindo o feriado, claro claro): o restaurante D.O.M. tornou-se o 4º melhor restaurante do mundo, segundo a lista World’s 50 Best Restaurants da revista Restaurant, divulgada em Londres. Ponto para a gastronomia brasileira! Só que, quase simultaneamente, o que se viu foi um monte de gente comemorando – e parabenizando o chef Alex Atala – enquanto outras “xoxavam” a premiação. Rankings são sempre contraditórios por natureza e sempre causam a sensação de injustiça, mas querer desqualificar a lista por esporte é um pouco demais.

Mais importante que a colocação em si é a presença do Brasil lá e, principalmente, de um chef tão engajado em justamente valorizar o que temos de melhor por aqui. Não existe reconhecimento melhor para a cultura gastronômica brasileira, que prova que vai muito além do feijão, da farinha ou da cachaça. É tudo isso junto e muito mais, em diversas formas, texturas e sabores. Além da presença festejada Atala, duas gratas surpresas: o restaurante Maní (Helena Rizzo e Daniel Redondo) subiu 23 posições (74º ano passado para 51º em 2012); além disso, o restaurante de Roberta Sudbrack, conhecida como a chef dos presidentes, ficou pela primeira vez entre os 100 melhores, alcançando a 71ª posição. É ou não é para comemorar? Não importa se você nunca foi a esses restaurantes e se o melhor para você é aquela cantina do bairro com a macarronada que remete seus pensamentos à sua infância: saber que o Brasil tem potencial de reconhecimento em uma área que só cresce no mundo todo é bom demais. Em comum entre os três, o cuidado em usar ingredientes brasileiros (e em preservá-los) e a preocupação com o equilíbrio entre o paladar e a arte nos pratos.

Segundo matéria do UOL, “Atala retorna ao Brasil no fim da semana e comemora no sábado (5) o resultado da premiação durante a tradicional galinhada no seu restaurante Dalva e Dito (…) A Galinhada começa à meia-noite e pelo preço de R$ 59 o cliente se serve à vontade. Bebidas, serviço e valet são cobrados à parte.” Já na reportagem da Folha Online sobre o assunto dá para ver a lista completa dos 100 melhores. O site oficial do The World’s 50 Best Restaurants tem mais informações.

Portugal: Travesseiros

Dá pra acreditar que existe um doce chamado travesseiro? Taí a foto que comprova!

É uma massa folhada recheada com doce de ovos e creme de amêndoas, cada um custa 1,25 euros. Bem quentinho é uma delícia! Crocante por fora e com um recheio macio com gostinho de amêndoa.

Os travesseiros são os doces tradicionais da cidade de Sintra (que fica a cerca de 30 km de Lisboa), e os melhores são vendidos na Piriquita – Antiga fábrica de queijadas de Sintra, fundada há cerca de um século e meio.

Lá também são vendidas as queijadas de Sintra, pequenas tortinhas que levam queijo na massa (e quase não se percebe o gosto) que também são boas, mas eu preferi os travesseiros. =P

Uma curiosidade, perguntei porque esse nome, e na confeitaria me explicaram que era o nome da proprietária (D. Piriquita ou Constância Gomes), chamada assim por ser pequena.

Piriquita I e II
Rua das Padarias, 1 e 7 – Sintra

Receita: Risotto de abóbora com carne seca

Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz arbóreo ou carnaroli (para risotos)
500 gramas de carne seca dessalgada e desfiada
1 xícara de chá de abóboras cortadas em cubinhos
3 xícaras de chá de caldo de legumes (preferencialmente natural)
1 cebola pequena picada
1/3 cenoura pequena picada
1/2 talo de salsão picado
50 gramas de manteiga sem sal (nada de margarina)
100 gramas de queijo ralado em ralo grosso (nada de queijo de saquinho)
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de chá de vinho branco de boa qualidade
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o caldo e mantenha a panela no fogo mínimo enquanto prepara o refogado do risotto. Em uma panela larga e baixa, preferencialmente de fundo grosso, aqueça o azeite, junte a cebola, o salsão e a cenoura (essa mistura é conhecida como mirepoix) até que fiquem macios e/ou translúcidos. Junte o arroz e misture vigorosamente até que comece a ficar transparente nas bordas e leitosos no centro (fogo alto ou médio, sem deixar queimar). Acrescente o vinho e mexa bem até que todo o líquido evapore. Abaixe o fogo para o mínimo e coloque uma xícara de caldo. Mexa bem, mas sem pressa, para que o amigo do arroz se solte e ele cozinhe por igual. Quando o caldo estiver acabando (não deixe acabar totalmente), experimente o grão para saber se precisa de mais caldo. Se precisar, acrescente mais uma xícara. Repita o processo. Quando estiver no ponto (macio, sem grudar no dente nem desmanchar na boca), acrescente a abóbora, a carne seca e, se julgar necessário, a última xícara de caldo, ou parte dela. Depende do quanto você quer que o risotto fique cremoso. Mexa bem, desligue o fogo e coloque a manteiga e o queijo, com a panela fora do calor. Misture para que o risotto tome consistência. Corrija o sal, tampe, deixe descansar por 5 minutos e sirva.

Lisboa: Vinho verde

Uma das delícias de Portugal é o vinho verde. Experimentei numa tasca (super pequena) onde fui escutar um pouquinho de fado.

Ele é fresco e leve, acompanha perfeitamente um bolinho de bacalhau. É pouco alcoólico, levemente efervescente e dá pra beber (quase) como se fosse limonada. Mas preciso confessar que depois de uns copos de vinho verde e uns fados, já tava quase chorando de saudade do Brasil…

O vinho verde, ao contrário do que muita gente pensa, não é produzido a partir da uva verde, leva esse nome por vir da região dos Vinhos Verdes, assim como o espumante fabricado na região de Champagne na França leva o nome de Champagne.

Aqui na Europa cada país e cada região fazem enormes esforços pra preservar as tradições, para manter a maneira de preparar mais ancestral e que valoriza a cultura local.

No caso do vinho a preservação e manutenção de regras no preparo dão direito a um certificado de origem controlada (outros produtos também podem ter também). Para se ter uma ideia, aqui na França os vinicultores não podem regar as vinhas, dependem totalmente da chuva e da natureza – essa é uma das regras.

A região dos Vinhos Verdes fica no noroeste de Portugal, entre o Douro e o Minho, e produz 92 milhões de litros por ano. As características do Vinho Verde devem-se ao clima, ao solo, a fatores socio-econômicos, às peculiaridades das castas de uvas que existem na região e também a maneira de cultivar as vinhas.

Um vinho a experimentar em Portugal! E se quer saber um pouco mais sobre o Vinho Verde entra neste site. =)