Onde ir, o que fazer e onde comer em Arraial D’ Ajuda

arraial

Na década de 90, Arraial D’ Ajuda estava em evidência e foi destino de muitos estudantes que iam comemorar a formatura na famosa Passarela do Álcool, em Porto Seguro, vizinha de Arraial. Com o dólar mais barato, Porto e Arraial sofrem com a queda do turismo dos estudantes (que agora vão para a Disney ou Cancun) e passar uns dias por lá está bem mais barato que outros destinos do Nordeste. Como um casal de amigos irá para lá nos próximos dias e resolvi passar dicas, achei que estava na hora de fazer um post para deixar as dicas registradas para não esquecer e não depender da falta de memória.

Onde ficar em Arraial D’ Ajuda

Quando fui para Arraial D’ Ajuda fiquei no Hotel Marina Quinta do Porto, próximo da saída da balsa e da praia. Para quem chega de avião, é necessário pegar um táxi, van ou ônibus do aeroporto em Porto Seguro até a balsa que liga Porto a Arraial. O Hotel tem um barco que faz o transporte gratuito, mas é necessário ver o horário de funcionamento, pois não funciona o dia inteiro.

O atendimento do hotel, mesmo na baixa temporada e poucos hóspedes, foi muito bom. Mas, apesar disso, não recomendo o Hotel Marina Quinta do Porto para família, ainda mais se tiver criança. A área da piscina não é monitorada por nenhum funcionário e não há atividades para a criançada.

Se a sua ideia é não gastar muito com a hospedagem e procura uma hospedagem mais simples, recomendação de uma amiga que também foi para Arraial: Aquarela Praia Hotel.

hotel marina quinta do porto

O café da manhã do hotel é básico: pães variados, queijos, presunto, peito de peru, muitos bolos, torta salgada, pão de queijo, granolas, cereais, iogurtes, salsicha com molho de tomate, ovos e afins. Um dia da semana (que eu já não lembro qual) eles fazem um festival de tapioca. Tapioca com vários recheios: doce de leite, leite condensado, só com manteiga, queijo, goiabada, Romeu e Julieta e cocada mole.

Onde comer em Arraial D’ Ajuda

Para não se arrepender, lembre do Paulinho Pescador. Um senhor de boné, camisa polo e bermuda, simpático e muito falador. Daqueles que gruda na mesa e conta a história do restaurante e mostra com orgulho o quadro do TripAdvisor:

paulinho-pescador

paulinhopescador

A comida é tão boa, mas tão boa, que sinto vontade de voltar para Arraial ou Trancoso só para provar de novo um dos pratos acima. Dos 10 dias que ficamos  (eu e o marido) por lá, fomos pelo menos cinco ou seis vezes. Valor médio dos pratos fartos acima: 20 reais.

miloca

Quem conhece Arraial vai passar pela rua Mucugê, famosa pelas lojas, bancos e restaurantes.  Um dos restaurantes que fomos da rua é a Crepe da Miloca. O crepe da foto acima é o Reggae: peito de frango desfiado, curry, requeijão cremoso, azeitonas e uva-passa, o mais gostoso dos que provamos.

Aproveitando, se a ideia for alugar um carro para circular por Arraial e/ou região, o Robertinho Locadora é solícito e tem boas opções de modelos e preços. Dica: pague em espécie para ter mais desconto. Pagamos 50 reais pela diário de um carro 1.0.

Sorveterias

Se você prefere sorvete de massa, procure a sorveteria maior que fica na Mucugê. Não lembro do nome, mas na entrada tem um coelho que fica pedalando e faz um barulho bem chato. A opção mais barata e gostosa da região são os picolés de frutas que você vai encontrar nas vendinhas e restaurantes pelo valor médio de 2 reais.

sorvetes

Como o hotel que ficamos hospedados era na saída da balsa, era comum vermos vários ambulantes vendendo comida para os que aguardam o horário da balsa. Meu lanche da tarde era um milho verde e, quando estava com mais fome, já pedia dois e reservava o do dia seguinte.

milho

E como o post está longo demais, termino aqui e volto com dicas de Arraial, Trancoso, Porto Seguro e Coroa Vermelha em um segundo post.

 

1 Comentário

  1. Eziquiel
    outubro 20, 2014 at 11:08 pm (4 anos ago)

    estou indo a porto seguro de ferias com minha mulher. Alguém pode me dar dicas de onde comer bem e berato/ Tbm lugares que devemos conhecer?
    Grato.

Deixe um comentário