Arraial, Trancoso e Porto Seguro

Para encerrar o post sobre Arraial D´Ajuda que publiquei aqui, mais algumas dicas de Arraial, Trancoso e Porto Seguro.

Em Arraial conheci apenas duas praias, a do hotel e a do centro, que leva o mesmo nome da famosa rua que tem tudo: Mucugê. Do centro você consegue chegar caminhando ou com as vans que circulam por Arraial. A praia não tem nenhum atrativo, pelo contrário, é mais cheia (entenda restaurantes, barracas e vendedores) que a do hotel, perto da balsa que faz a travessia de Arraial D´Ajuda para Porto Seguro.

Mas, se você estiver por perto, aproveite as cadeiras dos restaurantes e relaxe.

mucuge

Para conhecer outros lugares próximos de Arraial, recomendo alugar um carro no Robertinho Locadora, na Rua Mucugê, para conhecer Trancoso, Cabrália e Coroa Vermelha. Nenhuma dessas cidades são imperdíveis, mas para quem está na região, recomendo pelo menos um dia em Trancoso. Um carro simples novo saiu por R$ 50 a diária. Dica: nós pagamos em dinheiro e tivemos desconto de 20%! Ou seja, ficou muito barato!
Trancoso é um antigo vilarejo de pescadores que, apesar de não ter nada, é bonito por ser exatamente assim, vazio. O Quadrado é quase um retângulo cheio de casinhas, que viraram lojas, com uma igreja fofa no meio.
Quadrado
trancoso
O Quadrado é tão fofo que vale chegar cedo, comprar chocolate produzido com o cacau da região (é o que dizem), bijus dos índios ou hippies que estão perdidos por lá desde os anos 80. Um dos meus restaurantes preferidos foi O Cacau, mas ele é caro. Para quem é de São Paulo, a média dos pratos é iguak daqui. Pratos por quase ou acima de 60 reais para duas pessoas que comem pouco. Foi o único restaurante caro em toda a viagem, mas recomendo por duas entradinhas deliciosas: a cebola com canela é muito boa e o coco salgado idem. Outra opção bacana na região é o restaurante da Morena Leite, mas dá para comer nele aqui em São Paulo, o Capim Santo.
cacau
Em Porto Seguro, a antiga Passarela do Álcool virou passarela dos restaurantes à noite. Durante o dia eles fecham, pelo menos a maioria. As barracas e lojas da rua só abrem após às 17h.
Um passeio para quem gosta de mergulho é ir até o Recife de Fora. Há dois anos, custou mais de 50 reais por pessoa, mais o aluguel da máscara (suja e fedida) custava uns 10 reais e precisamos alugar um Crocs por causa dos ouriços. Então, se quiserem fazer, recomendo levar um calçado que possa ser molhado e uma máscara limpa. Se não tiverem nojo, torçam para a água salgada matar tudo.

1 Comentário

  1. Gerson
    março 28, 2015 at 1:57 pm (5 anos ago)

    As várias opções de lazer de Porto Seguro agradam a todos os públicos e vai desde a animação nas barracas de praia durante o dia e as badaladas festas noturnas até a  passeios relaxantes por praias paradisíacas longe do axé e da lambaeróbica.
    Nas próximas viagens e férias reserve seu hotel, compre sua Passagem Aérea e visite Porto Seguro: a vista aérea do Monte Pascoal é fascinante.

Deixe um comentário