Vou tratar o lamen com um pouco mais de respeito e não vou compará-lo a um miojão como a Camila fez no Comidinhas, nosso antigo blog. Há dois anos fomos ao Aska por pura curiosidade… de tanto ver o lugar com filas enormes na porta. Infelizmente, o local não é grande e não é o lugar ideal para jogar conversa fora. Praticamente fomos expulsas assim que colocamos nossas colheres e ohashis na mesa e paramos de fazer fuuuuuuuuuuuu (aquele barulhinho inconfundível das pessoas (chineses e japas, principalmente) devorando o querido macarrão que lembra nosso miojo.
Abaixo, dois lamens do Aska
Compare a quantidade de ingredientes do lamen Hokkaido (R$ 25) – do Lamen Kazu
A média de preço dos dois restaurantes é igual. Gastei 38 reais num lamen bem servido, uma porção de guioza (R$ 10) e refrigerante – era almoço e não provei o saquê, infelizmente.
O Hokkaido Misso foi dica do @msoma, que um dia veio comentar que havia provado um lamen m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. Aproveitei um dia que estava na Liberdade perto da hora do almoço e não podia ter escolhido lugar melhor. O Hokkaido leva caldo de misso, macarrão, moyashi, nirá, wakame, menna, nori, cebolinha, uma fatia de tyashu, geregelim, milho, manteiga, kombu e vieira.
Não sabe o que significa os nomes? No cardápio há uma foto com a explicação dos itens que podem gerar dúvidas.
No cardápio ainda tem a receitinha para o molho que você pode preparar para o guioza: 1/2 shoyu, 1/2 vinagre e um pouco de La Yu (pimenta) – os três ingredientes ficam nas mesas e você coloca conforme seu gosto, não é sensacional?
Para quem não se sentir satisfeito com os ingredientes dos lamens disponíveis – que não são pobrinhos assim – pode adicionar alguns itens (imagem abaixo).
Quem estiver pensando no que eles vendem no calor… Lamen gelado! Afinal, para quem não sabe, o lamen é feito a base de um caldo da fervura da carcaça e asas de frango com um refogado de cebolinha e gengibre, sendo retirados os ossos após a fervura. É servido quente, bem quente, que dá até para queimar a boca dos mais apressados.
Para quem estiver no Japão ou tem vontade de conhecer o país, existe o Museu do Lamen, em Yokohama. Eis o endereço:
Kanagawa-ken
Yokohama-shi
Kohoku-ku
Shin Yokohama 2-14-21
No museu ainda é possível saborear alguns lamens (os preços variam de 700 a 1.200 ienes) ou levar um kit para preparar o seu em casa.
Lamen Kazu
Rua Thomaz Gonzaga, 51, Liberdade
Telefone: 3277-4286
Dani Luck
agosto 13, 2010 at 1:09 am (14 anos ago)Eu também adoro o Kazu, Claudia!
Aliás, a moça do caixa é fantástica e uma vez me perguntou o que eu fazia, eu disse “cupcakes” e só voltei lá alguns meses depois.
Acredita que ela lembrou?
Acabei levando uma caixinha de cupcakes de presente pra ela, que, em agradecimento, não cobrou a minha refeição! Muito bacana.
Ótima dica! Eu tbém recomendo.
Talita Shie
agosto 13, 2010 at 11:22 am (14 anos ago)Tenho muita vontade de conhecer o lugar! Já tem tempo que quero comer um bom Lámen!