O restaurante acomoda bem 60 pessoas, num ambiente com luz baixa e iluminado por velas nas mesas, na pacata ou charmosa rua Normandia, em Moema. A casa, aberta em 2004, tem o cardápio inspirado na cozinha mediterrânea e pratos da cozinha espanhola.
O jantar na última quinta-feira, começou com a salada El Patio: folhas variadas, queijo brie, amêndoas torradas e jamón serrano, que veio sem tempero. Não sei se isso foi bom ou não. Na primeira garfada veio a decepção, pensei que seria surpreendida por uma mistura de sabores, mas foi um azeitinho com um pouco de sal que temperou e não desfez a decepção.
Nesta edição resolvi dar uma olhada no menu fixo e checar o preço das comidinhas fora do São Paulo Restaurant Week. A salada custa 31 reais, quase o valor do menu SPRW no almoço.
O namorado foi de creme de mandioquinha com queijo brie, que não está no menu fixo da casa. Me arrependi de ter escolhido a saladinha sem tempero…
Os dois pratos principais também não figuram no cardápio fixo, mas bem que poderiam. A truta grillié com risoto de jamón estava delicioso. Pediria para repetir se pudesse. O respectivo, bom carnívoro que é, pediu o Filé mignon na mostarda Dijon com batata selvagem.
Fiquei na dúvida se pedia a carne ou não, mas o arroz sempre vence. Como boa neta de japas que sou, nunca dispenso uma porção de arroz, principalmente se for quente.
Não provei nem um teco da carne, mas o namorado aprovou. Embora a primeira impressão era de que não ia sustentar pelo resto da noite, terminou o jantar dizendo que a carne era equivalente a três bifes.
Antes de falar das sobremesas, um parênteses para o atendimento. Havia apenas dois casais quando chegamos, umas 20h, e muitas mesas livres. O garçom que fez os primeiros pedidos demonstrava que estava bem de saco cheio, fez cara feia quando recusamos o couvert e de morou para trazer o menu do São Paulo Restaurant Week. O segundo atendente foi bem mais atencioso.
Todos os pratos demoraram para chegar. Como a casa estava vazia, a única justificativa que restou foi a beleza e o preparo dos pratos. Todos chegaram com a aparência impecável, até mesmo a salada sem tempero.
Quando o Trufado de chocolate meio amargo com calda de frutas vermelhas foi colocado na mesa achei que tinha feito a escolha errada. O namorado estava fotografando o prato bem montado – agora ele também é um gastrochato – quando dei a primeira garfada e abri um sorriso. A minha sobremesa era mais gostosa! O creme catalana, 12 reais no menu fixo, chegou morno, cremoso e caramelado na medida certa, o suficiente para ter um pedacinho crocante para misturar com o creme.
E as bebidas? As cervejas Setlla e Cerpa custaram 8,50 reais cada. O suco natural de laranja saiu por 5,75 reais. O café foi bem salgado, mas acompanhado de um bolinho de chocolate bem gostoso, custou 4,50 reais cada. Total: R$ 131,45. Se fôssemos fora do SPRW, só a salada e o creme custaria 43 reais, ou seja, compensa aproveitar o menu do El Patio.
Para se ter ideia dos valores dos pratos da casa, anotei três que fiquei com vontade de provar: fetuccine com camarão e tomate fresco ao alho e manjericão (38 reais), paella Valenciana (52 reais por pessoa) e paella Marinera (65 reais por pessoa).
Obs: Provamos o menu do jantar, que é diferente, apenas os pratos principais, do almoço.
El Patio
Rua Normandia, 12, Moema, São Paulo
Telefone: 11 5536-0490
8 Comentários
1Pingbacks & Trackbacks on SPRW: El Patio
-
[…] acabou! Visitei 7 restaurantes da 9ª edição do São Paulo Resturant Week, todos comentados aqui: El Patio, Oryza, Dui, Vinheria Percussi, Paellas Pepe, Amaranto e faltou o Bistrô Crepe de […]
erica cristina
setembro 6, 2011 at 1:40 pm (13 anos ago)Adorei a postagem… Parabéns.
kathe
setembro 6, 2011 at 3:34 pm (13 anos ago)Nossa lendo as postagens sobre os restaurantes me sinto em outro planeta…a cidade em que eu vivo a pesar de nao ser pequena nao possui NENHUM restaurante que sirva por exemplo…”entradas” e nem o tal cafézinho no final….nao tem nenhum meesmo…e as pessoas aqui também nao tem tradiçao de tomar café depois de almoçar por exemplo..(??? o que eu acho bem esquisito mesmo haha) mas os pratos sao lindos e pequenininhos né??hahahaha nao sei se aqui tudo é muito exagerado ou aí que é na miséria mesmo hehe mas eu adoro ler as postagens =) parabéns
Isabelle Lindote
setembro 7, 2011 at 9:19 am (13 anos ago)Oi, Kathe, tudo bem? Onde você mora? É sempre bom sabermos como funciona a gastronomia de outros lugares do país, já que nossas referências acabam sendo o eixo RJ-SP mesmo. No caso do tamanho dos pratos, isso varia bastante de restaurante para restaurante, e durante o SPRW a gente encontra fartura em alguns assim. Obrigada pelo comentário!
Andréa Pádua
setembro 8, 2011 at 11:48 am (13 anos ago)Olá Claudia, tudo bem? Sou a proprietária do restaurante El Patio e gostei muito de seu comentário e fotos.
O evento do RW é uma referência para nós, que participamos desde o primeiro, e o fazemos com muito carinho e dedicação.
Infelizmente não conseguimos atender a todos com as mais exigentes expectativas, ou porque o restaurante fica muito mais cheio do que o normal, ou porque contratamos equipe extra, que a princípio deveria dar apoio no atendimento, mas devida a demanda acabam entrando no salão e tirando pedidos das mesas também, causando as vezes, uma quebra na cadência do atendimento.
Mas enfim, explicações a parte, entendo que o cliente quer ver apenas o resultado (bom de preferência) de tanto empenho e trabalho que todos que estão nos bastidores ou na linha de frente dedicam a estas duas semanas de festival, trabalhando direto sem folga ou intervalo, para que a casa faça bonito e atraia mas clientes ao longo do ano.
Nosso cardápio corrente é bem saboroso e percebi seu interesse por nossos pratos.
Venha nos visitar fora do Restaurant Week também e degustar um pouquinho da Espanha numa rua de casinhas alemãs!!!
Abraços,
Andréa Pádua
Claudia Midori
setembro 8, 2011 at 9:14 pm (13 anos ago)Érica, obrigada!
Claudia Midori
setembro 8, 2011 at 9:27 pm (13 anos ago)Oi Andréa, tudo ótimo! Devo voltar numa próxima oportunidade, talvez sem o SPRW, para provar outros pratos que chamaram a minha atenção. Gostei do ambiente e da comida, mas o atendimento no início não foi o esperado.
Infelizmente, percebo que hoje o atendimento é, muitas vezes, o grande diferencial de muitos restaurantes e que nem todos conseguem treinar bem os seus funcionários, infelizmente. Sabemos que, como você comentou, muitos garçons trabalham sem folga ou sem intervalo, o que talvez justifique o serviço que tivemos no jantar. Mas ninguém quer ser mal atendido, não é mesmo?
Obrigada pelo comentário
kathe
setembro 19, 2011 at 7:15 pm (13 anos ago)Isabelle sou de SC…Jaraguá do Sul a gastronomia aqui é bem diferente mesmo,acho que os restaurantes nao se arriscam com temperos e tipos de carne diferentes (codorna,vitela…) por que acham que nao teria “saída”e acho que nao teria mesmo hehe a pesar de sentir falta de uma comida mais refinada as vezes…o mais “diferente”que temos por aqui é sushi e como eu nao sou fã de sushi…sempre acabo na pizza hahaha mas quando eu for para SP de novo vou com certeza a alguns destes restaurantes!