SPRW: Buttina

Em uma rua de Pinheiros, meio escondidinho, fica o restaurante Buttina. Por fora parece pequeno, mas por dentro o pé direito, alto com direito a mezanino arborizado por uma linda jabuticabeira, impressiona. Segundo a atendente, o lugar tem quinze anos de existência e aposta no nhoque como prato principal. Antes de iniciarmos a refeição, maridão e eu pedimos Pano e burro (R$ 4,40), uma cestinha de pães italianos com direito a manteiga e azeite. De entrada, as opções do SPRW eram Mille foglie di pane e pomodoro (Finas fatias de pão italiano, entremeados de tomate, cebola, abobrinha e manjericão) ou Mousse di melanzane (Berinjela, alho, azeitona verde e temperos, servido com croutons) – ambas criações especiais para o evento. Fiquei com a primeira, delicada, bem temperada e saborosa.

Como pratos principais,  Linguine alla caponata (Massa no “aglio e oleo” e hortelã ladeada de caponata  – berinjela, abobrinha, cebola, tomate, pimentões e farelo de pão temperado) ou Penne all arancio (Molho de tomates italianos, bacon, suco e raspas de laranja). Desta vez fiquei com a segunda opção… e foi totalmente decepcionante. Molho insosso, pouco bacon. Maridão foi mais feliz: dispensou o menu do SPRW e pediu um Penne al ragù (molho de tomate com pequenos pedaço de lombo, filé mignon e pancetta cozidos no vinho), com cozimento perfeito e muito sabor por R$ 34,30.

Depois da refeição, que deixou realmente a desejar, experimentei o Riso Nero (doce típico siciliano de arroz arbório, amêndoas e chocolate finalizado com biscoito e Limoncelo). Infelizmente, excesso de rum impediu que eu terminasse a sobremesa. A outra opção do menu é o Babà al rhum (doce típico da Basilicata, bolo muito aerado embebido em calda de rum, servido com chantilly).

A pergunta que ficou no ar: porque uma casa que tem o nhoque como carro-chefe não coloca sua estrela no cardápio do SPRW? O objetivo do evento não é democratizar o acesso a alguns restaurantes – que podem acabar fidelizando clientes? Admiro os restôs que criam pratos especialmente para a semana gastronômica, mas no caso do Buttina acredito que oferecer opções de nhoque seria uma decisão mais acertada.

Buttina
Rua João Moura, 976 – Pinheiros | São Paulo
Reservas: (11) 3083-5991

1 Comentário

  1. Célia
    abril 2, 2011 at 12:59 pm (11 anos ago)

    Compartilho suas opiniões sobre o Buttina. E achei o atendimento bem ruinzinho, sem vontade, sem comprometimento.

Deixe um comentário