Receita: Empadão fácil

Há receitas que a gente aprende, não anota e mesmo assim nunca mais esquece. Assim é essa receita de empadão que aprendi com minha tia Soraya (já citada na minha bio aí do lado), uma cozinheira de mão cheia e que sempre tem uma solução para tudo quando se trata de cozinha. Como não gosto de ovo e evito inclusive manuseá-lo quando vou cozinhar, ela me ensinou essa massa especial, fácil e deliciosa. O recheio pode ser o que a imaginação mandar: salsicha, carne moída, frango desfiado, carne ou frango em cubos, linguiça com cebola, queijo cremoso com presunto… no último sábado eu fiz de frango em cubos com molho de tomate, meio improvisado, e não sobrou um pedacinho para contar a história!

Massa:

1 pote grande de maionese
1 pacote de farinha de trigo sem fermento

Recheio:

500 gramas de frango em cubos
alho e cebola picados
azeite para refogar
1 lata de molho de tomate
sal a gosto
1 cubo de tempero de galinha ou frango caipira
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
orégano a gosto

Modo de preparo:
Faça o molho e reserve. Eu refoguei a cebola e o alho no azeite, acrescentei o frango e uma colher de manteiga para dourá-lo junto ao tempero pronto. Quando ficou cozido, coloquei o molho de tomate, acertei o sal e deixei cozinhar por uns 10 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Desliguei o fogo, coloquei o orégano e deixei esfriar.
Massa – 1 copo de 250 ml de farinha para 2 colheres de sopa cheias de maionese. O melhor é ir fazendo bolinhas de massa para sentir a textura, que tem que soltar da mão, mas não pode estar muito seca. Usei três medidas para forrar um refratário médio, sendo duas para o fundo e laterais e uma para cobrir o empadão. O recheio tem que ser colocado frio.
Com o forno pré-aquecido, assar por 45 minutos em fogo médio ou até a casquinha em cima ficar dourada. Pode ser usada uma gema pincelada para ajudar a deixar a cor mais bonita e também parmesão.

8 Comentários

  1. Carol
    setembro 28, 2011 at 12:34 pm (11 anos ago)

    Isabelle, essa massa ta com uma cara sensacional! Voce sente ela gordurosa qdo come? Ela n fica como massa de empadinha nao, ne?
    Eu passo mal com massa de empadinha..

    obrigada! beijos

  2. Isabelle Lindote
    setembro 28, 2011 at 6:25 pm (11 anos ago)

    Carol, a massa é leve e não fica gordurosa não, pode ficar tranquila! Espero que goste 🙂

  3. Lilian
    setembro 29, 2011 at 5:07 pm (11 anos ago)

    Vou tentar essa, pq tenho problema com massa de empadão e nenhuma dá certo comigo. Vivo reclamando disso lá no blog…
    Depois te conto.
    Bjs

  4. Claudia Midori
    setembro 29, 2011 at 6:24 pm (11 anos ago)

    Lilian, o empadão não ficou na mesa nem meia hora. Nós devoramos!

  5. Karen
    setembro 30, 2011 at 11:23 pm (11 anos ago)

    Eu fiz!!! Foi super fácil e ficou uma delícia! Até tirei foto! hahaha =D

  6. Isabelle Lindote
    outubro 1, 2011 at 12:02 am (11 anos ago)

    Eba, que bom, Karen! Manda a foto pra gente! Fez de frango mesmo ou de outro sabor? To com vontade de fazer com salsicha no domingo ou com carne moída! bjs

1Pingbacks & Trackbacks on Receita: Empadão fácil

  1. […] Empadão fácil: o nome da receita já diz tudo (e não sobra uma migalha para contar a história). Pode ser com frango, carne moída, salsicha… […]

Deixe um comentário