Receita Fleischmann: Focaccia

Quarta tive uma super aula promovida pela Fleischmann com vários pães deliciosos, mas a receita que me fez esquecer que devo evitar glúten foi a da Focaccia, uma delícia! E é ela que resolvi colocar aqui:

Focaccia - Fleischmann

Receita de focaccia rápida, fácil e, claro, deliciosa!

Ingredientes

500g de farinha de trigo
40g de açúcar
7,5g de sal
1 sachê de fermento biológico seco instantâneo Fleischmann (10g)
350ml de leite integral
50g de tablete de manteiga em temperatura ambiente
100ml de azeite
alecrim
33g de sal grosso

Preparo

1. Em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente o leite e, com as mãos, amasse até formar uma massa pegajosa. Adicione a manteiga e amasse até incorporá-la.
2. Passe a massa para a bancada e sove-a por cerca de 25 minutos até ficar lisa e homogênea. Isso significa usar bastante o muque ou dá uma trabalhada na cintura.
3. Unte uma assadeira (25×35 cm) com metade do azeite. Com a palma das mãos aperte a massa sobre a assadeira espalhando-a delicadamente. Cubra com filme plástico e deixe-a fermentar até dobrar de volume.
4. Retire o plástico e, com as pontas dos dedos, pressione a massa em alguns pontos, criando depressões.
5. Coloque alecrim e o sal grosso a gosto. Também pode acrescentar queijo parmesão, muçarela de búfala, azeitonas e o que a sua criatividade deixar!
6. Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) e asse por cerca de 25 minutos ou até ficar dourada. Corte em pedaços e sirva em seguida. Seguida! Nada de servir frio, ok?

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções fartas

 

 

 

1 Comentário

  1. Sibelia
    abril 11, 2014 at 10:54 am (8 anos ago)

    Bem simples e excelente para o lanche de sexta à noite das crianças, Midori. Vou fazer e depois te conto. Obrigada pela dica. Bjs

Deixe um comentário