Dolce Gusto: As cápsulas podem ser recicladas? Não!!!

Sabe quando bate “aquele” peso na consciência… No começo da semana entrei no site da Dolce Gusto para ver as medidas para um café e encontro em Perguntas Frequentes que as cápsulas não podem ser recicladas. Como assim?

33 Comentários

  1. Leonardo Augusto Matsuda
    agosto 29, 2011 at 3:10 pm (11 anos ago)

    Decepcionante mesmo. O volume produzido pode ser enorme e sequer implantaram um programa que desse destino mais digno pra esse material.
    Lidi e eu iamos escolher uma, mas adiamos, ou melhor, pensamos na Nespresso, que utiliza cápsulas de alumínio. 😉

  2. Clarissa Resende
    agosto 29, 2011 at 3:45 pm (11 anos ago)

    Eu os questionei sobre isso também e somente agradeceram minha sugestão… Escrevi a eles porque vi que na Espanha há um programa de recolhimento de cápsulas através de convênio com alguns estabelecimentos, tipo supermercados, acho.

  3. Freitas
    agosto 29, 2011 at 3:47 pm (11 anos ago)

    Horrível. Caso tenhamos outra opção, lógico que optaremos pela que utilize material reciclável. Se não houver nada no momento, toma-se água.

  4. Alexandra
    agosto 29, 2011 at 4:16 pm (11 anos ago)

    Fiquei chateada agora. Eu uso muitas cápsulas e agora não sei o que fazer. Já que a Nespresso usa cápsulas recicláveis, vou planejar a troca.

  5. Claudia Midori
    agosto 29, 2011 at 5:04 pm (11 anos ago)

    Léo, infelizmente não pesquisei sobre isso antes de comprar a Dolce Gusto. Não acreditei quando li que a empresa não tem nenhum incentivo para a reutilização das cápsulas…

  6. Claudia Midori
    agosto 29, 2011 at 6:27 pm (11 anos ago)

    Clarissa, a Nespresso tem um projeto para recolher e reutilizar as cápsulas, coisa que a Dolce Gusto também deveria fazer, mas infelizmente não faz…

  7. Claudia Midori
    agosto 29, 2011 at 6:29 pm (11 anos ago)

    Alexandra, seu problema é exatamente o mesmo que o meu, nem comprei mais cápsulas

  8. Meu Canto na Cozinha
    agosto 30, 2011 at 1:20 am (11 anos ago)

    Poxa eu ia comprar uma, mas depois dessa não dá viu

  9. @mendozavip
    agosto 31, 2011 at 2:11 pm (11 anos ago)

    A minha está encostada, vou esperar uma solução para isso ou cancelo o uso e compro uma nova qe não tenha esse problema!

  10. Ana
    setembro 1, 2011 at 9:25 pm (11 anos ago)

    Clark q da p Deckglas… Basta abrir e lavar a capsula e descartar corretamente, após ser limpa.
    É de plástico, nada impede a reciclagem…

  11. Paty
    setembro 3, 2011 at 1:12 am (11 anos ago)

    Pesquise algum artesão perto de vc que trabalhe reaproveitando material e repasse as cápsulas. Com criatividade é possível reproveitar qualquer coisa \o/

    Beijos

  12. Claudia Midori
    setembro 4, 2011 at 12:03 am (11 anos ago)

    Paty, obrigada pela dica. Vou pesquisar se algum artesão utiliza as cápsulas e vou separá-las

  13. Filipe
    setembro 20, 2011 at 6:35 pm (11 anos ago)

    Aqui em Portugal a Nescafé já faz a reciclagem das cápsulas, havendo pontos de entrega em certas lojas. No entanto o sistema ainda não funciona muito bem, existem poucos pontos de entrega.

  14. Claudia Midori
    setembro 21, 2011 at 11:44 pm (11 anos ago)

    Filipe, é uma pena saber que a empresa não investe no sistema de reciclagem e coleta das cápsulas

  15. Ana
    dezembro 21, 2011 at 9:39 am (11 anos ago)

    Oi pessoal!
    Eu tinha desistido da compras da dolce gusto por causa desse problema, MAS depois que enviei um email eles entraram em contato por telefone e disseram que basta “desmontar” a capsula que ela é toda reciclável (e de acordo com alguns sites, reutilizável tb). Eles já estão informando isso na página de perguntas frequentes.

  16. Mary
    março 12, 2012 at 5:01 pm (10 anos ago)

    Eu as reutilizo. Abro, limpo, existe turorial na net. E faço novamente o café utilizando Nescafé e Leite em pó. Tipo fazer o Macchiato, ou só o nescafé mesmo. Não pode usar café em pó, mas o solúvel pode e fica a mesma coisa. Tampe as capsulas com papel aluminio e coloque normalmente na cafeteira, que as cápsulas além de ir para o lixo são muito caras!!!

  17. samuel
    agosto 22, 2013 at 4:58 pm (9 anos ago)

    É uma pena não ter reciclagem, sim! Mas não precisam encostar a máquina ou comprar outra, a menos q vc seja rica…… Tb não precisa ser extremista né… um pouco eh exagero

  18. Claudia Midori
    agosto 29, 2013 at 11:32 pm (9 anos ago)

    Samuel, as minhas cápsulas são lavadas, uma a uma, e mando para reciclagem. Assim como todos os resíduos de casa.

  19. Luisa
    outubro 6, 2013 at 2:45 am (9 anos ago)

    Acredito que eles mudaram a constituição da cápsula ou esconderam bem a informação agora.

    na atual página https://www.nescafe-dolcegusto.com.br/PT/Servicos/Pages/Perguntas-Frequentes.aspx#area7 informa o seguinte sobre as cápsulas:

    As cápsulas são recicláveis?
    Todos os componentes das cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são recicláveis. Para reciclar basta abrir a cápsula e separar o plástico, o alumínio e o orgânico.

  20. Elaine
    janeiro 21, 2014 at 10:16 pm (9 anos ago)

    Santa inocência a de vocês pensarem que a empresa ia falar “ô! pode reutilizar!” Via de regra, TODO PLÁSTICO é reciclável! Não existe plástico que não seja! Perguntinha, hein?! Se a empresa diz que pode reutilizar, então o produto dela não tem razão de ser! Melhor parar de fabricar, já que td mundo vai reutilizar a embalagem… O que eles querem é vender cada vez mais… Só passar uma aguinha e colocar junto com os plásticos que pronto, tá reciclado.

  21. elisangela
    junho 22, 2014 at 7:54 pm (8 anos ago)

    esse post é mentira ! olha o verdadeiro site o que diz:

    As cápsulas são recicláveis?
    Todos os componentes das cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são recicláveis. Para reciclar basta abrir a cápsula e separar o plástico, o alumínio e o orgânico.

  22. Claudia Midori
    junho 22, 2014 at 8:53 pm (8 anos ago)

    Elisangela, tudo bem? Na verdade, a Dolce Gusto deve ter atualizado o site com essa informação, mas, por anos, eles diziam que não podia ser reciclado. Ainda bem que agora eles dão essa dica!

  23. Cafe
    fevereiro 11, 2015 at 5:08 pm (8 anos ago)

    Isso é paia!
    No site do Dolce Gusto ta escrito: Todos os componentes das cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são recicláveis. Para reciclar basta abrir a cápsula e separar o plástico, o alumínio e o orgânico.

  24. Jonas
    maio 26, 2015 at 1:47 pm (7 anos ago)

    Se eles não fazem cápsulas recicláveis, alguém fará… Ninguém mais tolera essa falta de consciência ecológica das empresas.

  25. Nicole
    novembro 17, 2015 at 4:24 pm (7 anos ago)

    Amigos, não sei se vai ajudar, mas uma coisa que estou fazendo com as minhas é o seguinte: espero juntar um pouco, sempre com a cor para a cima, para drenar a água que fica dentro. Isso é simples, pode ser numa lixeirinha separada. Quando juntar uma quantidade boa, pegue uma faca pequena dessas de cortar ou descascar legumes, enfie e rode na borda cápsula. As películas de plástico internas e externas se abrirão. Aí você bate na lixeira o café, joga as películas plásticas fora e pronto: a parte de plástico (a maior parte da cápsula) eu coloco no lixo reciclável, o mesmo onde boto garrafa pet, papel, jornal essas coisas. Espero que tenha ajudado.

  26. Angela Ernesto
    novembro 23, 2015 at 4:03 pm (7 anos ago)

    Que dica legal, Nicole! Obrigada por compartilhar com a gente!

  27. Marcia Zielinski
    dezembro 1, 2015 at 6:13 pm (7 anos ago)

    Deixo uma sugestão para que cada pessoa de uma cidade , com disponibilidade de tempo e dedicação ao meio ambiente, tente fazer um ponto de coleta em um supermercado próximo de sua residencia e possamos fazer um blog com informações. Talvez, repassar para artesões locais a ideia de reciclar com arte. Estas capsulas são bonitinhas e nas mãos de bons artistas podem virar arte e cada um como cidadão poderia fazer sua parte. Estou á disposição para isso.

  28. Maria Lisete
    dezembro 18, 2015 at 10:36 pm (7 anos ago)

    Acho perigoso reutilizar a cápsula, tenho medo de estragar a máquina. Não tomo café a toda hora e quando tomo separo tudo e reciclo!

  29. Nome*
    janeiro 9, 2016 at 1:09 am (7 anos ago)

    Reutilizo as capsulas, com café solúvel, leite em pó e até nescau e minha máquina não estragou, essa foi a forma que econtrei de utilizar menos capsulas e economizar, pois sai bem mais em conta.

  30. Angela Ernesto
    janeiro 11, 2016 at 3:55 pm (7 anos ago)

    Ótima dica, obrigado pelo contato!

  31. Carlos Alkmin
    maio 6, 2016 at 11:27 am (6 anos ago)

    Olá,

    Achei interessante a discussão acima e vejo que está ocorrendo já há alguns anos. Também me preocupa essa produção excessiva de resíduos sólidos. Fui pesquisar pelas palavras-chave e já estava me animando com um dos resultados, mas era apenas coincidência da língua. É uma pena que ainda não tenhamos no Brasil um programa como este, de Portugal:
    https://www.dolce-gusto.pt/ciclo-de-vida-fim-de-vida

    Resolvi também acessar o chat de atendimento da Dolce Gusto no Brasil. As perguntas têm que ser feitas com os termos pré-formatados, pois parece ser um sistema de inteligência artificial já com as questões mais frequentes.

    Ao menos parece haver uma novidade: uma rede de lojas está com postos de entrega voluntária. Pretendo conferir. Eis a “conversa”:

    – Carlos: Existe um programa de recolhimento/reciclagem de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto?

    – NESCAFÉ® Dolce Gusto®: As cápsulas possuem todos os seus componentes recicláveis. Para isso, é necessário separar o plástico, o alumínio e o conteúdo orgânico.
    Já iniciamos no Brasil a instalação de postos de coleta em algumas lojas da rede lojas Home & Cook, revendedoras das máquinas e o plano é expandir gradualmente essa coleta.
    Também temos estudos para o fechamento do ciclo de consumo das cápsulas, que já conta com resultados bastante avançados no que diz respeito ao armazenamento das cápsulas usadas e reuso de cada um dos seus diferentes componentes.

  32. Valdomiro Dias
    agosto 25, 2016 at 3:52 pm (6 anos ago)

    Reutilizar as cápsulas é a solução, além de economizar e ser corretamente sustentável, ainda deixa de financiar uma empresa que não está nem aí pros clientes e meio ambiente.

Deixe um comentário