Salão Vinhos e Comidas Regionais

Uma vez por ano acontece em Toulouse o Salon Vins e Terroirs (Vinhos e Comidas regionais), uma ótima oportunidade pra gringa aqui conhecer mais da cultura e comida local.

O evento conta com expositores de todas as partes da França e também de outros países (como a Itália), o foco maior é no vinho, que pode ser degustado em TODOS os stands. Na entrada você paga 1 euro para pegar uma taça que você pode devolver na saída e pegar seu dinheiro de volta. (eu guardei a minha como recordação)

A ideia do evento é colocar o cliente em contato direto com o produtor, que explica as características do vinho, uvas usadas na composição, modo de preparo etc. As pessoas saem com caixas e caixas de vinho…

Eu peguei folhetos de vinícolas que podem ser visitadas e espero logo mais poder conhecer de perto do processo de fabricação do vinho.

O visitante pode também participar de ateliês de degustação de vinho ou de oficinas que falam sobre o trabalho de um sommelier. Eu participei de um ateliê em que degustei vinhos licorosos ou mais doces, acompanhados de chocolate.

O outro foco são as comidas regionais, provei tudo que tinha direito, frutas desidratas, queijos – e infelizmente não gosto mesmo de queijo de cabra, foie gras, rillette (patê de carne desfiada – pode ser de porco, pato etc – misturada à gordura ou ao foie gras ), chocolate, charcuterie (embutidos), bolinhos… E tudo o que se provava, podia-se comprar para aproveitar melhor em casa. =) Alguns stands vendiam petiscos para comer no evento, como era o caso das ostras.

Muitas chocolaterias daqui vendem o chocolate nesse formato de "lascas".

Foie gras, rillette e outros patês, além de cassoulet

Embutidos da região de Alsácia-Lorena

E encarei o temível escargot.

Não tive que tirá-lo da concha, porque não tenho muita habilidade, e realmente achei muito gostoso! A sua textura lembra a de um cogumelo, assim meio borrachudo e não tem um gosto muito forte, é bem suave.

Aqui a foto que comprova!

6 Comentários

  1. Thiago Pereira
    novembro 18, 2011 at 6:56 am (11 anos ago)

    Olá meninas…

    Adorei o blog. É a primeira vez que acesso. Encontrei procurando lugares pra comer em Buenos Aires e me deparei com várias dicas legais aqui. Nas minhas duas vezes em Buenos Aires, não achei lugares muito bacanas pra comer, fiquei com preguiça de encarar o desconhecido e me alimentei basicamente de fast food. Desta vez quero fazer diferente. Vou incluir o Fridays e encarar o Palacio das Papas Fritas pra ver qual é. Também vou fazer reserva pro Afternoon Tea do Hotel Alvear, visitar a Vasalissa Chocolatier e o La Querencia. Sou bom de garfo, se precisarem de um freelancer, estou às ordens, rs rs…

  2. Jaci
    novembro 18, 2011 at 2:11 pm (11 anos ago)

    Obrigada, Thiago!

  3. Claudia Midori
    novembro 18, 2011 at 5:36 pm (11 anos ago)

    Thiago, estive em Buenos Aires há 2 dias, posso te ajudar se quiser mais dicas de onde comer

  4. Thiago Pereira
    novembro 19, 2011 at 12:59 am (11 anos ago)

    Claudia, quero sim!

    Já anotei várias dicas daqui como já tinha dito. A lojinha dos cupcackes só de pensar já começo a ficar com água na boca. Vou com certeza. Se voce tiver mais algum lugar bacana pra recomendar agradeço. Obrigado.

  5. Mari
    dezembro 20, 2011 at 8:00 pm (11 anos ago)

    Adorei conhecer o blog. É a primeira vez que acesso. Meu sonho é ir para Paris. Só conheço Portugal, e também tem lugares maravilhosos.
    Gostaria de manter contato com vc.
    Um abraço

  6. Jaci
    janeiro 1, 2012 at 3:25 pm (10 anos ago)

    Obrigada, Mari!

    Quando vier para a França deixe um comentário, assim posso te dar uma dicas. =)

    abraço

Deixe um comentário