A peleja do jerimum com a acerola

Por Fernando Souza

Salve, salve Restaurante Week! Graças a esse evento maravilhoso que acontece pela 3ª vez na cidade de São Paulo tive a oportunidade de conhecer o restaurante Cordel, acompanhado de Cláudia Midori, Alexandre Fugita e Talita Mariano.

Localizado na rua Aspicuelta, 471, é uma pedra preciosa no centro da Vila Madalena, rodeado pelos barzinhos POPs da região, o local foge à regra e trata objetos e sabores da cultura popular nordestina com requinte e bom gosto. Muito bem decorado, espaço amplo e arejado – com direito a fonte de água cristalina e um belo teto de madeira rústica e muita luz natural.

Para o SPRW, o cardápio do almoço tem um creme de jerimum (que ninguém quis provar) e a salada mandacaru que foi a minha (e de todos) escolha! Aprovadí­ssima, a salada tem croutons de queijo de coalho para a entrada.

Como prato principal há duas opções: filé de frango ao molho de acerola na cachaça, com arroz de abobrinha e castanha-de-caju torrada ou ravióli de jerimum com carne seca.

Se a essa hora você estiver se perguntando o que é jerimum, como fez nossa amiga Talita, pois bem é a nossa conhecida abóbora madura e esse é mais um detalhe interessante da preocupação do restaurante em manter a regionalidade até mesmo no nome dos alimentos.

De volta ao ravióli, que foi a minha escolha aprovada com louvor. Embora a apresentação do prato não seja das melhores, o sabor é maravilhoso – muito equilibrado – é possí­vel sentir o sabor da abóbora em harmonia com o molho da carne seca.

Experimentei também o filé de frango, e este já possui um sabor bem mais encorpado, diferente dos agridoces que estamos acostumados no dia-a-dia. O sabor adocicado e marcante da acerola junto ao leve toque de cachaça dão um toque especial ao filé.

A sobremesa, bolo de rolo de goiabada e/ou doce de leite ou torta morna de banana com sorvete de nata.

Se estiver acompanhado, não há como resistir à troca de prato, pois as duas escolhas são excelentes.

Enfim, o Cordel é um ótimo lugar para você conhecer e saborear ótimos pratos, curtir o som ambiente com uma boa música nordestina e, no final, ainda levar para casa um pouquinho da literatura de cordel.

Cordel Restaurante e Bar
Rua Aspicuelta, 471, Vila Madalena
Telefone: 11 3554-7681

3 Comentários

  1. bia rey
    agosto 26, 2008 at 10:10 pm (14 anos ago)

    sabia que era bom! vi o cardápido há duas semanas no site e falei pra cláudia: a comida deve ser boa. quero ir logo! 🙂

  2. Cláudia Midori
    agosto 28, 2008 at 11:54 pm (14 anos ago)

    Bia, a comida é muito boa mesmo. Podemos combinar de ir lá, q tal?

1Pingbacks & Trackbacks on A peleja do jerimum com a acerola

  1. […] faz muito tempo que não posto aqui, vou fazer uma referencia rápida de um post que fiz para o Aventuras Gastronômicas Sobre o Restaurante Week, evento que reúne os melhores restaurantes de São Paulo. Veja o post […]

Deixe um comentário