Croissant – em busca da receita

Meu sonho é voltar pra o Brasil sabendo fazer croissants, mas nenhum francês faz croissant em casa, primeiro porque é muito difícil, segundo porque você tem sempre uma padaria pertinho da sua casa que vende bons croissants e ainda existe a possibilidade de comprar croissants congelados no supermercado e assar em casa.

Mas perguntando aqui e ali, encontrei um francês que já trabalhou na patisserie e topou me ensinar, mas fazia mais de 10 anos que ele não fazia um croissant, não lembrava muito bem a receita, mas ele sabe como lidar com a massa…

Antes que você se anime, preciso dizer que nossos croissants não deram muito certo, alguma coisa deu errado e não sabemos o que foi, pode ter sido o tipo de farinha, pode ter sido porque eu não esperei eles crescerem… E eu ainda acho que colocamos pouca manteiga. =P

A massa ficou leve, mas não ficou realmente “folhada”, parecia um pão que já foi assado com manteiga. 🙂

Mas desvendo um pouquinho o segredo que envolve a fabricação dessa delícia francesa:

Primeiro é preciso fazer uma massa de pão (fermento biológico, água, sal e farinha)

Aí começa o problema, porque as quantidades não são exatas, “você tem que sentir a massa, vai colocando água até achar que está bom” segundo meu “professor”. É preciso sovar bastante, fazendo movimentos que esmagam e fecham a massa, é isso que deixa o croissant levinho.

Depois você estica a massa com um rolo, coloca a manteiga gelada (250g pra um 1 kilo de farinha) e fecha a massa como se fosse um envelope. E ela vai pra geladeira para descansar.

Depois de 2 horas você pode começar a fazer a “pliage” (dobrar a massa), você a estica e depois dobra, e é aqui que a manteiga se mistura, para o croissant a massa deve ser dobrada 3 vezes. Depois disso ela volta pra geladeira.

Umas 3 horas depois você estica novamente a massa e começa a cortar a massa para fazer os croissants – triângulos para o croissant, quadrados para o pain au chocolat (ou chocolatine).

Depois de enrolados ainda precisam crescer, o ideal é esperar a noite toda, mas eu estava super ansiosa e assei 2 horas depois de enrolar. E deve-se passar um ovo batido antes de assar pra dar uma corzinha.

Aqui antes de ir ao forno

E depois de assados:

Tá vendo? não ficou folhado… mas foi uma mega aventura gastronômica! Encontrei uma receita na internet (que leva um pouco de açúcar na massa e mais manteiga) que tem um passo a passo, quero tentar outra vez!

13 Comentários

  1. Renata B. Rodrigues
    março 30, 2012 at 5:49 pm (13 anos ago)

    Talvez tenha faltado manteiga, fiz estagio em um padaria e me lembro dele colocar bastante manteiga amolecida quando estava dobrando.

  2. Leiliane
    março 30, 2012 at 9:37 pm (13 anos ago)

    Um grande desafio fazer croissants. Mas com certeza vc vai conseguir desvendar esse segredo.

  3. Claudia Midori
    março 31, 2012 at 3:00 am (13 anos ago)

    Jaci, bem que vc podia preparar um jantar com o que aprendeu na França quando voltar

  4. Isabelle Lindote
    março 31, 2012 at 3:24 am (13 anos ago)

    Concordo com a Cláudia! 😉

  5. Jaci
    março 31, 2012 at 5:02 am (13 anos ago)

    Renta e Leiliane,

    Encontrei uma receita na internet que diz para por açúcar na massa e também usar muito mais manteiga. Vou testar! 🙂

  6. Jaci
    março 31, 2012 at 5:04 am (13 anos ago)

    Isabelle e Claudia,

    Claro que vou fazer um jantar quando eu voltar! Já tenho até o foie gras que vou servir de entrada! 😉

  7. Larissa
    março 31, 2012 at 1:46 pm (13 anos ago)

    Jaci,
    Eu nunca tentei a receita de croissant, mas já fiz outras receitas de tortas e pães desse site e todas deram muito certas (mesmo adaptando um pouquinho aqui e ali às medidas brasileiras =P hehehe).
    Eu ainda quero tentar também fazer croissant, mas qdo tiver uma cozinha pelo menos um pouco maior =P rs…

    Aqui vai o link: http://annies-eats.com/2011/03/04/croissants/

    Adoro o site de vcs! =] Continuem com o bom trabalho! 😉

  8. Jaci
    março 31, 2012 at 2:18 pm (13 anos ago)

    Larissa,

    Hoje to tentando uma receita nova, é um pouco diferente dessa que vc me mandou, se essa também não funcionar, tento a que você sugeriu.

    Obrigada! Volte sempre!

  9. Ercilia
    junho 4, 2012 at 2:25 pm (12 anos ago)

    Não consigo a receita do pão crasant, por favor queira enviar-me
    obrigada!

  10. Jaci
    junho 5, 2012 at 10:27 am (12 anos ago)

    Olá, Ercilia,

    Não tem a receita no post pois já testei duas receita e nenhuma delas ficou realmente boa, logo mais testarei uma outra e se ela for boa coloco no blog. =)

  11. Luiz Quintanilha
    agosto 1, 2013 at 2:17 pm (11 anos ago)

    Eu já copiei mais de 30 receitas de croissants na internet, algumas que se diziam originais francesas e argentinas (as melhores), mas nenhuma igual a outra. Já joguei a massa no lixo por não conseguir segurar a manteiga dentro da massa, pois leva muita manteiga, 250 a 300g para cada 500g de trigo. Enfim, pelas fotos postadas aqui, ainda está passando longe do verdadeiro croissant, mas o que vale é a persistência e torço para que você consiga. Irei fazer um curso de massa folhada e croissant em SP neste mês. Vamos ver no que da.

  12. Luiz Quintanilha
    agosto 3, 2013 at 8:03 pm (11 anos ago)

    Em tempo peço desculpas pelo meu comentário anterior, certamente fui deselegante, para não dizer estúpido. Pelas minhas pesquisas encontrei este site muito interessante La Cousine de Bernard. O site é frances, mas é só traduzí-lo no Google Translator. Tem receita de macarrones e muitas outras delícias. A Receita dele de croisssnts leva águamorna e leite em pó, mas pode ser substituídos por leite comum. Eu sugiro leite em caixinha Ninho que tem o sabor e o aroma muito parecido com o bom leito condensado da Nestle. Particularmente não aprovo a forma de folhear a massa colocando a manteida de uma só vez. Prefiro adicioná-la em 3 vezes em cada dobradura da massa.
    http://www.lacuisinedebernard.com/2011/03/les-croissants-pur-beurre.html

1Pingbacks & Trackbacks on Croissant – em busca da receita

  1. […] desisti do meu sonho de aprender a fazer croissant, e resolvi testar uma outra receita (em francês), e dessa vez o […]

Deixe um comentário