Por Beatriz Rey
Já ouvi todo tipo de história sobre a Coca-Cola: vicia, pode ser usada para desentupir pias, é ótima para ressaca, funciona para dor de estômago e também para quem padece de falta de açúcar no sangue. Nunca liguei para nenhuma delas, eu gosto de Coca-Cola desde pequena, e não largo mão de jeito nenhum (vício?). É de se imaginar, então, como fiquei ao pisar no Mundo da Coca-Cola, em Atlanta, há três meses, quando fui cobrir uma feira de projetos pré-universitários da Intel.
Para começar, o “tour” pelo prédio parte de uma espécie de museu da marca, com todas aquelas propagandas antigas de pin-up girls e geladeiras retrô. Demais! Como se não bastasse, somos levados a uma sala de cinema, onde assistimos a um vídeo muito engraçado sobre uma fábrica fictícia de Coca-Cola. Feito em animação, com bichinhos estranhos, o filme é feito em estilo documentário como se alguém estivesse, realmente, investigando o segredo da Coca. É claro que em nenhum momento sabemos o que vai dentro do refrigerante.
Nesse momento, seu corpo pede Coca-Cola. São muitas garrafas. No filme, os personagens despejam o líquido em recipientes. Mas, por enquanto, nada do refri – pelo menos não da Coca. A penúltima parada do Mundo da Coca-Cola é uma sala com “estações” de refrigerantes do mundo todo. Você já se perguntou qual a bebida que os chineses tomam? Não queira saber! A maioria dos refrigerantes que tomei eram horríveis, há variações de kiwi, por exemplo. Lá em Atlanta mesmo, a Sprite parece uma água com gás choca misturada com limão sem gosto. O bom mesmo é quando você percebe, de longe, uma máquina com oito saídas: Coca-Cola Zero, Diet Coke Lemon, Cherry Coke, Cherry Coke Zero, Vanilla Coke, Diet Coke, Diet Coke Caffeine Free (estranha mania de tomar Coca sem cafeína) e ela, a Coca-Cola Classic. Que saudade da Cherry Coke! Uma pena não ter vingado no Brasil…a Vanilla Coke, que os norte-americanos adoram, é uma delícia, apesar de ser um pouco enjoativa. Uma observação: a Coca-Cola de Atlanta é diferente da nossa. O gosto do “xarope” é mais forte, o refri é mais encorpado. Uma delícia.
E é claro que, como estamos no próprio centro do mundo capitalista, o último salão do Mundo da Coca-Cola é uma loja enorme com tudo o que você pode imaginar da Coca: imãs de geladeira, camiseta, bermuda, calça, garrafas, pôsteres, abridores de garrafa, caminhões de brinquedo, bichinhos de pelúcia…Para o Brasil, trouxe um pôster, um abridor de garrafa e muitos imãs de geladeira. E a sacola de plástico da Coca, que guardei de recordação. Em Atlanta, há poucas atrações turísticas. As ruas são desertas no centro. A impressão é que a cidade foi construída em 1996, quando sediou as Olimpíadas, e deixou de existir a partir de então. O parque Olímpico, do lado da Coca, fica vazio o dia todo. Mas levei algumas lembranças boas. Além de encontrar um Starbuck’s-a-cada-esquina e de comer begels todos os dias, adorei o Mundo da Coca-Cola. Vale para quem gosta.
Caroline Marino
agosto 8, 2008 at 3:12 pm (16 anos ago)Deve ser demais mesmo.
Também não ligo para essas coisas que dizem sobre a coca-cola. Quando tenho vontade, bebo mesmo! rs
Bj
marcos
agosto 12, 2008 at 2:54 pm (16 anos ago)Vai ver porque a cidade realmente foi totalmente destruída durante a guerra civil, e as Olimpíadas foram um novo sopro de vida. Tanto que o símbolo da cidade é a fênix.
Mas, Coca. Saudade mesmo de Cherry Coke, adorava. E não tem Coca classic melhor que a de Nova Iorque. Simples assim.
Claudia Midori
agosto 12, 2008 at 9:19 pm (16 anos ago)Adoro Coca-Cola com gelo e limão!
Blog Deghust/Silvio Caethano
agosto 15, 2008 at 11:44 am (16 anos ago)Duvido que você seja tão chata quanto eu! Odeio coca cola. Meu refrigerante é o guaraná Antarctica. Simplesmente o melhor.
Blog Deghust/Silvio Caethano
agosto 15, 2008 at 11:53 am (16 anos ago)Cláudia,
e o guaraná “Jesus”, já provou? Aposto que não! Mas merece ser postado no Aventuras Gastronômicas. Fiz um post outro dia sobre esse guaraná no Blog Deghust, vai o link: http://blogdeghust.blogspot.com/2008/05/jesus-nasceu-em-1920-e-por-acidente.html
Cláudia
agosto 18, 2008 at 11:22 pm (16 anos ago)Silvio, não tomei ainda… infelizmente. A Jaci trouxe em uma viagem mas não conseguiu me entregar antes do prazo de validade…
SONIA REGINA
agosto 12, 2009 at 11:37 am (15 anos ago)BOM, MEU NOME É SONIA, SOU PROPRIETíRIA DE UMA BANCA DE JORANL SITUADA EM EDSON PASSOS, MESQUITA EU GOSTARIA DE TRABALHAR COM OS PRODUTOS COCA COLA EM MEU COMERCIO, COMO FAí‡O, PARA TAMBÉM CONSEGUIR A GELADEIRA PARA DIVULGAR O PRODUTO. LOCAL DE OTIMA ACEITAí‡íƒO, MOVIMENTADO, PROX AO COLÉGIO E O SUPERMERCADO CRISTAL, SERí DE OTIMA CEITAí‡íƒO E SASTIFAí‡íƒO EM TRABALHAR COM VOCíŠS ESPERO RESPOSTA OBREIGADO SONIA.
valter carvalho
setembro 9, 2009 at 9:42 am (15 anos ago)Bom dia grupo coca-cola;gostaria muito de fazer parte de novas ideias e inovadoras,pois tenho um novo desenho de garrafas pet ,é gostaria que vocês me desse um e-mail para que eu possa enviar para vocês.agradeço pela atenção.Valter carvalho.tel:67-99013549
TomPier
maio 4, 2010 at 12:20 am (15 anos ago)great post as usual!
brenda
maio 28, 2010 at 9:57 am (14 anos ago)oi alguem ai tem os bichinhos da cocacola
pedro botti
novembro 11, 2010 at 8:38 pm (14 anos ago)No futuro, o que voce beber, será da Coca Cola! O que mais me assusta é a pretensão quase obsessiva deste conglomerado sem rosto de determinar o que vc vai beber! Então vejamos: Coca,Fanta,Schweps (será que esta merda se escreve assim mesmo?), aquarius fresh, e pasmem, compraram a Del Valle, Mate Leão, e o que é mais irônico:Laranja caseira (MInute maid +) e pensar que os EUA sobretaxam nosso suco de laranja e nós tomamos o suco que é produzido aqui e embalado e vendido pela Coca Cola. Estou ansioso para o lançamento da “original água de côco” da coca!
Giuliana
novembro 12, 2010 at 12:21 am (14 anos ago)Um homenagem a Coca-Cola que adoro! http://petitfourbrasil.blogspot.com/2010/11/coca-cola-cookies.html