O Mundo da Coca-Cola

Por Beatriz Rey

Já ouvi todo tipo de história sobre a Coca-Cola: vicia, pode ser usada para desentupir pias, é ótima para ressaca, funciona para dor de estômago e também para quem padece de falta de açúcar no sangue. Nunca liguei para nenhuma delas, eu gosto de Coca-Cola desde pequena, e não largo mão de jeito nenhum (ví­cio?). É de se imaginar, então, como fiquei ao pisar no Mundo da Coca-Cola, em Atlanta, há três meses, quando fui cobrir uma feira de projetos pré-universitários da Intel.

Para começar, o “tour” pelo prédio parte de uma espécie de museu da marca, com todas aquelas propagandas antigas de pin-up girls e geladeiras retrô. Demais! Como se não bastasse, somos levados a uma sala de cinema, onde assistimos a um ví­deo muito engraçado sobre uma fábrica fictí­cia de Coca-Cola. Feito em animação, com bichinhos estranhos, o filme é feito em estilo documentário como se alguém estivesse, realmente, investigando o segredo da Coca. É claro que em nenhum momento sabemos o que vai dentro do refrigerante.

Nesse momento, seu corpo pede Coca-Cola. São muitas garrafas. No filme, os personagens despejam o lí­quido em recipientes. Mas, por enquanto, nada do refri – pelo menos não da Coca. A penúltima parada do Mundo da Coca-Cola é uma sala com “estações” de refrigerantes do mundo todo. Você já se perguntou qual a bebida que os chineses tomam? Não queira saber! A maioria dos refrigerantes que tomei eram horrí­veis, há variações de kiwi, por exemplo. Lá em Atlanta mesmo, a Sprite parece uma água com gás choca misturada com limão sem gosto. O bom mesmo é quando você percebe, de longe, uma máquina com oito saí­das: Coca-Cola Zero, Diet Coke Lemon, Cherry Coke, Cherry Coke Zero, Vanilla Coke, Diet Coke, Diet Coke Caffeine Free (estranha mania de tomar Coca sem cafeí­na) e ela, a Coca-Cola Classic. Que saudade da Cherry Coke! Uma pena não ter vingado no Brasil…a Vanilla Coke, que os norte-americanos adoram, é uma delí­cia, apesar de ser um pouco enjoativa. Uma observação: a Coca-Cola de Atlanta é diferente da nossa. O gosto do “xarope” é mais forte, o refri é mais encorpado. Uma delí­cia.

E é claro que, como estamos no próprio centro do mundo capitalista, o último salão do Mundo da Coca-Cola é uma loja enorme com tudo o que você pode imaginar da Coca: imãs de geladeira, camiseta, bermuda, calça, garrafas, pôsteres, abridores de garrafa, caminhões de brinquedo, bichinhos de pelúcia…Para o Brasil, trouxe um pôster, um abridor de garrafa e muitos imãs de geladeira. E a sacola de plástico da Coca, que guardei de recordação. Em Atlanta, há poucas atrações turí­sticas. As ruas são desertas no centro. A impressão é que a cidade foi construí­da em 1996, quando sediou as Olimpí­adas, e deixou de existir a partir de então. O parque Olí­mpico, do lado da Coca, fica vazio o dia todo. Mas levei algumas lembranças boas. Além de encontrar um Starbuck’s-a-cada-esquina e de comer begels todos os dias, adorei o Mundo da Coca-Cola. Vale para quem gosta.

12 Comentários

  1. Caroline Marino
    agosto 8, 2008 at 3:12 pm (12 anos ago)

    Deve ser demais mesmo.

    Também não ligo para essas coisas que dizem sobre a coca-cola. Quando tenho vontade, bebo mesmo! rs

    Bj

  2. marcos
    agosto 12, 2008 at 2:54 pm (12 anos ago)

    Vai ver porque a cidade realmente foi totalmente destruí­da durante a guerra civil, e as Olimpí­adas foram um novo sopro de vida. Tanto que o sí­mbolo da cidade é a fênix.

    Mas, Coca. Saudade mesmo de Cherry Coke, adorava. E não tem Coca classic melhor que a de Nova Iorque. Simples assim.

  3. Claudia Midori
    agosto 12, 2008 at 9:19 pm (12 anos ago)

    Adoro Coca-Cola com gelo e limão!

  4. Blog Deghust/Silvio Caethano
    agosto 15, 2008 at 11:44 am (12 anos ago)

    Duvido que você seja tão chata quanto eu! Odeio coca cola. Meu refrigerante é o guaraná Antarctica. Simplesmente o melhor.

  5. Cláudia
    agosto 18, 2008 at 11:22 pm (12 anos ago)

    Silvio, não tomei ainda… infelizmente. A Jaci trouxe em uma viagem mas não conseguiu me entregar antes do prazo de validade…

  6. SONIA REGINA
    agosto 12, 2009 at 11:37 am (11 anos ago)

    BOM, MEU NOME É SONIA, SOU PROPRIETíRIA DE UMA BANCA DE JORANL SITUADA EM EDSON PASSOS, MESQUITA EU GOSTARIA DE TRABALHAR COM OS PRODUTOS COCA COLA EM MEU COMERCIO, COMO FAí‡O, PARA TAMBÉM CONSEGUIR A GELADEIRA PARA DIVULGAR O PRODUTO. LOCAL DE OTIMA ACEITAí‡íƒO, MOVIMENTADO, PROX AO COLÉGIO E O SUPERMERCADO CRISTAL, SERí DE OTIMA CEITAí‡íƒO E SASTIFAí‡íƒO EM TRABALHAR COM VOCíŠS ESPERO RESPOSTA OBREIGADO SONIA.

  7. valter carvalho
    setembro 9, 2009 at 9:42 am (10 anos ago)

    Bom dia grupo coca-cola;gostaria muito de fazer parte de novas ideias e inovadoras,pois tenho um novo desenho de garrafas pet ,é gostaria que vocês me desse um e-mail para que eu possa enviar para vocês.agradeço pela atenção.Valter carvalho.tel:67-99013549

  8. TomPier
    Maio 4, 2010 at 12:20 am (10 anos ago)

    great post as usual!

  9. brenda
    Maio 28, 2010 at 9:57 am (10 anos ago)

    oi alguem ai tem os bichinhos da cocacola

  10. pedro botti
    novembro 11, 2010 at 8:38 pm (9 anos ago)

    No futuro, o que voce beber, será da Coca Cola! O que mais me assusta é a pretensão quase obsessiva deste conglomerado sem rosto de determinar o que vc vai beber! Então vejamos: Coca,Fanta,Schweps (será que esta merda se escreve assim mesmo?), aquarius fresh, e pasmem, compraram a Del Valle, Mate Leão, e o que é mais irônico:Laranja caseira (MInute maid +) e pensar que os EUA sobretaxam nosso suco de laranja e nós tomamos o suco que é produzido aqui e embalado e vendido pela Coca Cola. Estou ansioso para o lançamento da “original água de côco” da coca!

Deixe um comentário