BH e as tentações mineiras

Feliz 2017, pessoal! Sejam bem-vindos de volta! Pois venho com review bacana!

Passaram bem de ano novo? Espero que sim! Nesta virada fui a Belo Horizonte e conto aqui mais sobre algumas tentações mineiras! Para quem não sabe, eu tenho um carinho especial por Minas Gerais. Morei por algum tempo em Alfenas, sul do Estado, tenho muitos amigos mineiros, e, gente, convenhamos os mineiros são pessoas boníssimas, educadas e supergentis! Ôôô Minas Gerais, quem te conhece, não esquece jamais!

Atenção, o texto a seguir, utilizei gírias mineiras, o glossário fica ao final do texto 😉 

Tenho um AMIGÃO que é de BH. Eu e uns amigos de São Paulo ficamos hospedados na casa dele. Como sempre, a hospitalidade e gentileza mineira está em todo lugar. Desde a tia da limpeza ao gerente de loja, e a gentileza dele vir me buscar no aeroporto na pqp. A todo momento me senti à vontade e acolhida! Obrigada <3

Vale muito a pena conhecer MG e para quem não sabe, Minas tem o território equivalente a França! E a quantidade de cidades curiosas, é muito especial! Como dizem meus amigos mineiros, as cidades “se acham” e cada uma é terra de alguma coisa. Por exemplo, Muzambinho, terra de Milton Neves, é terra do doce de leite. Pouso Alegre, do morango. Alfenas, café e cidade universitária, carinhosamente chamada de Alfêmeas, rs. Juruaia, terra da Lingerie (!!!). Borda da Mata, do Pijama (!!!!). É muito curioso, e nós paulistas, sabemos como o Marketing mineiro vende, afinal um biscoito mineiro não é qualquer bolacha. Um pão de queijo – fake- paulistano não é um PDQ.

Restaurante Xapuri

Logo que cheguei no aeroporto de Confins, fui recebida por meus amigos <3. Depois fomos ao Restaurante Xapuri. Quem acompanhou o nosso Snapchat, teve oportunidade de ver como é a experiência do restaurante. Ao entrarmos no portão, à direita, você vê uma simpática lojinha de artesanato mineiro. Tem de tudo um pouco, como redes, toalhas de mesa, instrumentos musicais, estátuas. Claro, tinha também, muitos itens com Ágata, de xícaras a chaleiras. É um local semelhante a lojinha do Lá da Venda, na Vila Madalena em Sampa.

15878535_1406647259360156_824858276_o 15909106_1406647222693493_1784738437_o

A caminhada no restaurante Xapuri é curiosa, em uma descida, é possível ver várias mesinhas com ares de fazenda e picnic de família. Superagradável e aconchegante! “Nuuuu, ó só procê vê, que belezin é”. Com direito a fogão, ou melhor, um fugão a lenha, gigante e com aroma saboroso! O local tem decoração de fazenda, com móveis rústicos, paredes alegres com pratos e lembranças de viagens pelo Brasil. O local conta história com açúcar e muito afeto, todo o amor que Minas pode oferecer.

Sentamos numa mesinha que cabiam seis pessoas. Começamos pelo aperitivo clássico: torresmo de barriga de porco, ou como gourmetizamos em SP: pancetta pururuca. Peças generosas, vieram oito. Nos lambuzamos de pimenta e gordura. É pesado sim, e já deu uma animada com a cervejinha e papo rolando solto. Uma be-le-zin de tarde, só poderia estar feliz com tanta delícias de todas as partes: sabores e amores!

Minas, né? ???????????? Toucinho de barriga R$ 38,90 no Xapuri, em BH ???? @romysgallery

A photo posted by comidinhas (@comidinhas) on

Nunca me conformei, mas fui descobrir o pastel de angú SÓ no Xapuri. Angú nada mais é que a massa de polenta, com formato de risoles, recheado de queijo, carne seca ou carne moída. Por termos uma vegetariana a mesa, pedimos de queijo. Saboroso e calórico digno das perdições mineiras.

15878564_1406647216026827_274162345_o

um print do vídeo de nosso snap @comidinhas

Depois disso, fomos de Costelinha da Sinhá, é uma porção de costela de porco frita e bem sequinha. De acompanhamentos, generoso arroz e couve com feijão tropeiro e mandioca frita. Mais brasileiro que isso num tá tenoO trem foi bão dimais, sô! 

Mais do @xapurirestaurante ????

A photo posted by comidinhas (@comidinhas) on

Só tinha espaço para café, e precisávamos e muito do cafézin mineiro. A culpa de comer um docinho como doce caseiro de abóbora, pega marido, ambrosia, doce de leite ou de goiaba, num démo conta não, fraga?

Portanto, quem quiser se deliciar em BH recomendo de primeira o restaurante Xapuri! Depois disso, se o trem guentá, vá para encher o caneco na Savassi à noite. Muitos barzinhos deliciosos, com várias tribos harmonizadas num local só. A moça do barzinho, para vocês terem ideia, não tinha um pedido meu. Ela foi no concorrente comprar para mim! Me digam, quando isso aconteceria em São Paulo?!?!  E outra, conheça o mercadão de BH, tem muitas tentações mineiras e muitos outros barzinhos, com muitas lembranças! Vale a pena!

Minas é bão dimais, e só tenho a agradecer a essa terrinha ter unido tanta gente boa junto, valeu Alfenas! <3

Glossário

  • Nuuu, Nóóó, Niii = Nossa Senhora da Aparecida. Sendo o Núu o mais forte, nóó é óó, nii= ok
  • Bão dimais = Bom demais! Amei!
  • Fugão = Fogão, tudo vira sonoridade com u. Assim como teatro, se diz “tchiatro”
  • Guenta = Eles dizem você consegue aguentar? Por ser muito tenso, muito pesado
  • Fraga = Saca? entendeu?
  • Cafézin, belezin = Cafézinho, belezinha, tudo para o mineiro é afetivo e diminutivo
  • Trem = Você pode se referir a qualquer coisa como trem. Tudo é trem.
  • Teno = melhor que está tendo!
  • Ó só procê vê = olhe só para você ver, olhe, veja. Tudo fica mais curto nas frases mineiras
  • PDQ = Pão de queijo , eles falam a sigla, ahahah! Tentação mineira clássica!
  • Alfêmeas = apelido carinhoso dos alfenenses. Lá é uma cidade universitária com muitos cursos de saúde, como Enfermagem, Medicina, Odonto, Farmácia – a  cidade fica lotada de meninas. Lá tem o Restaurante do Ali – onde deixei um recado com muito carinho e ele enquadrou <3 , Velório do Carneiro, Carnalfenas e até mesmo, parada Gay!

Informações dos Locais

XAPURI

Tel: (31) 3496-6198

Rua Mandacaru, 260 – Pampulha, Belo Horizonte / MG – CEP: 31370-270

Terça a sábado: 12h às 23h. Domingo e feriados: 12h às 18h

MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE

Tel:(31)3274-9497 / (31) 3274-9434

Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte/ MG – CEP: 30190-922
Segunda a sábado: 7h às 18h. Domingos e feriados: 7h às 13h.

1 Comentário

  1. Monise
    Janeiro 17, 2017 at 1:48 pm (2 anos ago)

    Aeeeeeee que deliiiii queria ter tido a oportunidade de estar com vocês a saudades bate forte, o que Alfenas constrói nada destrói ❤

Deixe um comentário