Na semana em que se comemora o Dia do Sorvete, trago uma dica em terras italianas. Todos sabem que a Itália é famosa por seu gelato e, depois de provar inúmeros sabores, escolhi o GROM como o meu predileto. A casa está presente em diversas cidades turísticas e a minha predileta é a de Firenze, uma rua atrás da Piazza del Dumo (Via del Campanile, 2 – Firenze, Itália) e traz com o sabor doce uma história no mínimo curiosa.
Quando fui visita-la o proprietário estava atendendo também. Na GROM, você paga pela quantidade de sabores e na sequência escolhe o sabor. Pode-se até provar, mas ficar provando é um pouco elegante, pois além de atrasar a fila parece que você quer comer de graça.
Ao receber a minha ficha, o dono (e fui saber depois, pois perguntei) que falava inglês me perguntou pelos sabores. Comecei pelo chocolate e… ele começou a falar alto, em italiano, dizendo que seu eu quisesse chocolate eu poderia tomar em diversas outras lojas e que na dele, com inúmeros sabores diferentes seria uma ofensa eu pedir chocolate.
Oi? Eu estava pagando e levando bronca? Sim! Como bom italiano (e também sou!) ele falou alto, eu falei que se fosse tão bom que ele me servisse algo diferente e saboroso. Eis que fui contemplado com um delicioso sorvete com base de baunilha, amêndoas e um creme da casa.
Voltei quase todos os dias e não mais vi o dono, mas a dica é valiosa e compartilho aqui com vocês!
E possiamo avere sempre il gelato! Saluti!