Escondidinho

Essa é a receita original do escondidinho!

Escondidinho de carne de sol

Escondidinho de carne de sol

INGREDIENTES

1 kg de mandioca cozida
1,5 kg de carne de sol fresca
Leite (cerca de 1 litro)
Duas colheres de manteiga
100g de queijo parmesão ralado
Cebola
Óleo para fritar a carne

MODO DE FAZER
Coloque a carne numa vasilha com água gelada por cerca de 4 horas, não precisa ser muito tempo, se não a carne fica muito sem sal. Corte a carne em pedaços bem pequenos (menor do que para estrogonofe), e frite numa frigideira grande em duas levas, se gostar de cebola frite também usando a mesma panela.

Bata a mandioca cozida no liquidificador com o leite. Faça isso aos poucos tomando cuidado pra massa não ficar muito dura e seu liquidificador pifar. Depois aqueça a manteiga, junte a mandioca batida e metade do queijo, deixe em fogo baixo até cozinhar, mexendo sempre.

MONTAGEM
Coloque metade da carne frita no fundo de uma refratária grande, depois faça uma camada com metade do purê de mandioca, coloque a outra metade da carne, a outra metade do purê e por último polvilhe o queijo ralado.

Asse em forno médio alto até dourar, sirva quente!

*Não sei onde é possí­vel encontrar a carne de sol fresca de qualidade aqui em sampa, minha mãe trouxe de Salvador, se alguém souber avise.

3 Comentários

  1. Claudia Midori
    agosto 6, 2008 at 4:24 pm (12 anos ago)

    Jaci, vc precisa provar o escondidinho do Bentoo, acho gostoso, apesar de nunca ter provado o da sua mãe. O Julinho, do Sinha, falou de outros lugares para irmos provar escondidinho. E a Talita sugeriu o Lapinha, vamos?

  2. Denis J.
    junho 5, 2010 at 3:08 pm (10 anos ago)

    Ótima receita !
    Carne de sol… em São Paulo tem no Mercado Central Cantareira, perto da R. 25 de Março e no Mercado Municipal da Lapa, na Zona Oeste SP.

  3. lucia
    Maio 31, 2012 at 4:34 pm (8 anos ago)

    no piaui tem bastante,muito gostosa pois aqui temos a melhor paçoca e a maria isabel ,feita de carne de sol.

Deixe um comentário