Qual a forma mais deliciosa de contribuir com a conservação da natureza?

Comendo!

Sob a curadoria do renomado chef Celso Freire, o movimento Gastronomia Responsável, idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, convidou chefs de cozinha a criarem pratos com princípios que unem a alta gastronomia e conservação da natureza. Parte do valor da venda dos pratos é destinado a ações de conservação da natureza da Fundação Grupo Boticário.

Entre os  restaurantes participantes estão: Totopos (enchiladas verdes de frango orgânico), Maia Box (Carpaccio de Contrafilé e Blinis de mandioca) e o Vindouro (robalo de banana da terra). O bacana é que todas as receitas são feitas com ingredientes especiais e seguem, pelo menos, um dos princípios de conservação da biodiversidade, listados abaixo:

  • Utiliza produtos orgânicos: Escolha os produtos orgânicos! Eles não usam agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas que poluem e agridem o meio ambiente, contaminando solos e recursos hídricos.
  • Evita espécies ameaçadas de extinção: Não estamos falando somente de animais, mas também de outras espécies como, por exemplo, a castanha-do-pará e o palmito-juçara. Vale lembrar que qualquer espécie que entre em extinção provoca um desequilíbrio enorme no ecossistema. Se não houver alternativas para sua receita, compre apenas produtos com garantia de procedência!

  • Aproveita integralmente alimentos: Use a criatividade e tente usar integralmente os alimentos evitando o desperdício, mesmo partes normalmente não usadas, como cascas, talos, folhas, sementes e outros. Se não for possível utilizar todo o ingrediente para o mesmo prato, você pode reaproveitar em outras receitas.

  • Dá preferência a produtos regionais: Pode parecer bobagem, mas quando você escolhe um produto regional já contribuiu para a diminuição do transporte de alimentos e, consequentemente, na redução da emissão de gases de efeito estufa, além de economizar energia da refrigeração.

Você também pode colocar essa idéia em prática na sua casa, como a do Brócoli ao bafo, abaixo:

MODO DE PREPARO: numa frigideira coloque meia colher de sopa de ghee e dois dentes de alho picados. De uma fritada rápida, coloque os brócolis e espere levantar a fervura então coloque uma colher de sobremesa de vinagre balsâmico. Apague o fogo e tampe por no mínimo 15 minutos. Antes de servir coloque folhas de salsa picada e se quiser o suco de meio limão.

Você pode aproveitar o brócolis e juntar ao macarrão alho e óleo ou no arroz, como nas fotos acima.

No site http://www.gastronomiaresponsavel.com.br você encontra várias receitas simples, fáceis de fazer e que ajudam na preservação do meio ambiente. E para quem for bom de cozinha, também pode criar uma receita e compartilhar no próprio site ou no Facebook.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Fundação Grupo Boticário acesse: @fund_boticario e diretodareserva.tumblr.com.

1 Comentário

  1. AcE
    setembro 28, 2011 at 8:07 pm (13 anos ago)

    Estou morrendo de fome neste momento, daqui entro aqui e dou de cara com uma postagem falando sobre uma das coisas que mais amor comer: Brocolis! Sacanagem isso, eihn!!! Ótima postagem!!!!!!!!! Vamos ajudar o planeta!!! Comendo!!!! hehheehehe

Deixe um comentário