Semana do Peixe 2011 – 11 a 24 de setembro


Até o dia 24 de setembro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Ministério da Saúde realiza a Semana do Peixe 2011. A 8ª edição da Campanha tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável.

Estão sendo distribuídas cartilhas aos consumidores em todo o país contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras. De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010.

A Campanha tem também como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. O peixe fresco, por exemplo  deve possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

Consumir carnes com menor teor de gordura é essencial para quem deseja ter uma alimentação adequada. O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana. A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do MS, Patrícia Jaime, ressalta que a população precisa adquirir hábitos mais saudáveis evitando o excesso de gorduras e sal nos alimentos e preparações.

No site oficial da campanha, o MPA disponibiliza ainda receitas (com peixe, claro), como Pirarucu de Casaca e Bobó Maranhense.

2 Comentários

  1. João Gabriel Margutti Amstalden
    setembro 19, 2011 at 12:05 pm (11 anos ago)

    Ações como essas são muito bem vindas. Ainda mais em um país como o nosso que conta com uma das maiores diversidades de espécies de pescados no mundo todo. Infelizmente ainda não chegamos a explorar nem metade de todo nosso potencial.

  2. alexandre marques da costa
    setembro 21, 2011 at 11:13 am (11 anos ago)

    muito importante em nosso pais campanha de incentivo de consumo de pescados, tendo em vista os beneficios dos mesmos para nossa saude,por nosso poder de produçao de pescados e um dos mais baixos consumos mundiais per capita, acho que tal campanha deveria ser informada com antecipaçao aos frigorificos e distribuidores de pescados em nosso pais para que os mesmos providencie promoçoes e mais divulgaçoes sobre nossos pescados em todo comercio nacional para que com isto alcançarmos maior abrangencia de pessoas para o consumo, informando sobre os beneficios do consumo e incentivo do mesmo em restaurantes, bares, merenda escolar, cozinhas indutrias, etc…

Deixe um comentário