TV: Que Marravilha! ensina receitas especiais desde a escolha dos ingredientes até a mesa


TV e comida são duas das coisas que mais gosto na vida, por isso programas que unam boa atração televisiva com culinária me agradam em cheio. Depois de comandar o ‘Menu Confiança’ desde 2005 (primeiro com Renato Machado e depois com Deise Navakoski), no qual podia mostrar sua gastronomia harmonizada com os melhores vinhos, o chef Claude Troisgros ganhou o ‘Que Marravilha’, que estreou dia 15 de abril, no GNT.
Com uma proposta que tira o francês do estúdio, o programa faz com que convidados anônimos, selecionados pela internet, aprendam com Troisgros a fazer um prato que ajude em alguma questão do dia a dia. No episódio do dia 13/05, Claude ensina a pedagoga Anlive Portela, que mora em Angra dos Reis (RJ), a fazer um prato vegetariano que o noivo Raphael consiga comer sem reclamar. Isso porque a moça resolveu deixar de comer carne no ano passado, mas namora o rapaz – um carnívoro convicto – há oito anos.

Foto tirada do blog do programa

Na atração, o chef vai às compras e coloca a mão na massa, dando dicas sobre como escolher ingredientes, cortar alimentos e a melhor forma de preservar o sabor do prato com o ponto certo do cozimento, por exemplo. Anlive vê o preparo de um estrogonofe de carne de soja com pupunha acompanhado de risoto de quinoa. Até eu, que também gosto de uma boa picanha, fiquei com vontade de provar. Na segunda parte do programa, o participante precisa fazer o prato sozinho e Troisgros vai à casa experimentar o prato, dando uma nota para a desenvoltura do aprendiz na cozinha.

Esta primeira temporada terá 13 episódios e faz um ranking com as notas de quem participou – o vencedor da competição ganha vários presentes da Walita para equipar a cozinha. O programa vale muito a pena tanto para quem já gosta de cozinhar (e comer!) quanto para quem busca ter mais intimidade com pratos e panelas. No site, é possível acessar todas as receitas e também a pontuação dos participantes.

Que Marravilha!
Canal GNT, quinta-feira, 22h
Horário alternativos: quinta (4h30), sexta (10h), sáb (12h30) e dom (18h30)

5 Comentários

  1. Cirlei Benincá Carneiro Nevs
    junho 20, 2010 at 4:36 pm (12 anos ago)

    Adoro seu programa continua nesse estilo é muito espetacular, acompanho o seu estilo desde 2005 no menu confiança,vc tem um jeito especial de faze-lo aprendo muito com vc.

    Abraço

    Cirlei

  2. maria socorro santos silva
    setembro 18, 2011 at 8:00 pm (11 anos ago)

    Adoroooo, Vc e seu programa é MARRAVILHOSO!. faço questão de ver todos os dias, fiz um afaculdade de gastronomia mas não aprendi quase nada na pratica, foi muita teoria e pratica memso nadaaaaaa ks.ks. adoro cozinhar faço o trivial, mas adoro a culunária amazônica a minha região, pois moro em Manaus, quem sabe um dia Vc ainda vem aqui provar da gastronomia amazônica? está convidado
    abraços.
    socorro Santos. manaus Am

  3. jefferson pita filho
    outubro 1, 2012 at 8:04 pm (10 anos ago)

    gosto muito do programa que marravilha,gostaria de aprender,como fazer salmaõ,naõ consigo fazer como evnviar,o video no aguardo de uma resposta.obrigado.

  4. marilha da graca j.nunes
    abril 4, 2013 at 11:11 pm (9 anos ago)

    Prezado Claude,

    Sou uma grande fã de seu programa que “MARRAVILHA”, então quero te dizer

    que achei uma tremenda grosseria dessa família “italiana”. É lamentável que exista tanta arrogância nesse cozinheiro domestico.
    Bem, o que eu quero dizer é que voce é MARRAVILHOSO, breve irei ao seu
    restaurante.
    A minha nota prá voce sem,pre será um DEZ.

    Att

    Marilha

    PS: combina com “Marravilha”

  5. WAGNER RAMONDINI
    junho 18, 2013 at 4:57 am (9 anos ago)

    EXISTEM MUITOS PROGRAMAS DO GENERO. MAS O CLAUDE CONSEGUI FAZER ALGO DIFERENTE ONDE PARECIA IMPOSSIVEL. PARRRRABENS.

Deixe um comentário