Água de beber, água de benzer, água de banhar

Ah, o verão… Pode ser perigoso para a saúde! Principalmente para as pessoas que não gostam de beber água e só se rendem ao líquido quando a sede aperta de verdade. Isso porque, de acordo com médicos e nutricionistas, essa sensação de sede acontece quando o corpo está em sofrimento. Ou seja, o ideal é evitar o alerta do organismo e manter uma rotina de ingestão de 6 a 8 copos de água por dia. Para quem bebe chás e sucos de fruta diariamente, seis copos são suficientes, o que cerca de 1,5 litro de água.

No caso de quem faz exercícios, esses cuidados precisam ser redobrados. Como no verão tendemos a buscar mais atividades físicas e ficamos com menos fome, os riscos da falta de água ficam ainda mais evidentes. Ontem, eu mesma passei o dia todo em casa, com um mal estar chato decorrente de uma desidratação leve, agravada pela menstruação. Isso porque ontem eu fiz uma caminhada de mais de uma hora sob um sol bem quente, no meio da tarde, levando apenas 250 ml de água. A hidratação antes, durante e depois do exercício é fundamental, tanto para um melhor rendimento, quanto para evitar problemas de saúde. Na dúvida, é uma boa consultar um especialista e avaliar se não vale incluir, além de água, um isotônico na dieta.

A desidratação é um problema que atinge, principalmente, crianças e idosos, mas também pode pegar qualquer pessoa que se descuide. No meu caso, que estou em reeducação alimentar, a água é uma grande aliada para fazer o intestino funcionar, já que as mudanças na alimentação podem desregular o sistema gastrointestinal, além de ajudar a saciar também. Segundo estudos, beber água gelada até acelera o emagrecimento. Tomara que mais restaurantes passem a oferecer água gratuita aos clientes por aí…

Deixe um comentário