O mistério do sanduí­che-submarino

Aproveitando a pergunta do Rodrigo, sobre esse post aqui, fiz uma pesquisa sobre a origem do nome Subway e o porquê desse tipo de sanduí­che chamar submarino.

Segundo a Subway, a lanchonete tem esse nome por dois motivos. Primeiro, porque quando a rede começou a expandir, foi uma estratégia abrir várias lojas próximas a estações de metrô (subway). Além disso, a lanchonete foi batizada com a junção de duas expressões em inglês, submarine (submarino) e way (maneira, jeito).

E por que o sanduí­che chama-se submarino? Segundo minha fonte favorita de informação sem credibilidade (a Wikipedia) os submarinos surgiram em diferentes comunidades í­talo-americanas no fim do século XIX, principalmente nas localizadas em New York, New Jersey, Pensilvânia e Massachussetts. O lanche acabou recebendo esse nome porque o pão (italiano ou baquete) tem um formato que lembra um submarino. Esse tipo de lanche também é chamado de Hero e Hoagie.

O verbete completo sobre o assunto é esse.

4 Comentários

  1. Cláudia Midori
    dezembro 20, 2008 at 6:38 pm (14 anos ago)

    Adorei a explicação!

  2. Flavio
    julho 10, 2009 at 6:37 pm (13 anos ago)

    Sou franqueado Subway e minha unidade fica na Rua das Figueiras, 774 no bairro Jardim em Santo André (011 4432 2644 – com delivery). Sou credenciado pela Subway University e lá é ensinado exatamente como comenta a Camila, o fomato do sanduí­che e a forma inicial de expansão da marca nos EUA deram origem ao nome. Na verdade a pessoa que criou a marca e a nova forma de se fazer sanduí­che se chama Fred DeLucca e sempre envia seus emails a nós franqueados.
    Sou particularmente um fã de sanduí­ches de uma forma geral, aprecio todos aqueles feitos de uma forma artesanal e com bom gosto, mas é claro que minha prefrência é pela Subway e posso explicar o por quê.

    Na verdade é possí­vel serem feitos mais de 6 milhões de combinações com nossos ingredientes, claro que aí­ estão as opções em tamanhos (30cm ou 15cm) e sendo tostados ou não, mas tirando isso a quantidade de combinaçõs ainda são muitas. Existem 6 tipos de pães, 17 opções de recheios e diversos vegetais (alface, rúcula, tomate, pepino, picles, pimentão, azeitona e cebola), molhos e temperos. Mas a grande magia que me impressiona muito é ter combinações harmonicas que agradam o paladar de cada um, e a cada dia, ou seja, pode-se criar um sanduí­che bastante leve com peito de peru, queijo suí­ço, alface, rúcula e tomate com molho de parmesão e azeite ou um outro extremo já bem mais picante com o famoso recheio BMT (Presunto, Salame e Peperoni), queijo Prato, Alface, Pimentão, Cebola e Azeitona com molho Chipotle e tempero com Sal, Azeite e Pimenta calabresa. Ainda é possí­vel dobrar os recheios e aí­ pode-se harmonizar 2 recheios diferentes, 2 queijos diferentes e adiconar a MARAVILHOSA mussarela de bufala, tomate seco e bacon, em resumo, o segredo é harmonizar os ingredientes e esse é outro mistério que cada um pode desvendar nas lojas Subway, principalmente na minha.
    Abraços

  3. Angelo
    setembro 23, 2009 at 2:54 pm (13 anos ago)

    vc tem a receita do chipotle?

  4. Natália
    janeiro 25, 2010 at 1:42 pm (12 anos ago)

    Subway’s Chipotle Southwest Sauce

    Ingredients
    1 cup mayonnaise
    1/2 ounce Dijon mustard
    1/2 ounce freshly squeezed lime juice
    1 ounce chipotle chile in adobo, pureed
    1/4 ounce fresh garlic, minced
    salt, to taste

    Directions
    1 Combine mayonnaise, mustard, lime juice, chipotle and garlic.
    2 Add salt to taste.
    3 Cover and chill before sandwich preparation, or before using as a salad dressing.

Deixe um comentário