Aventuras Gastronômicas: Gelaterias em Roma

Por Mariana Malagutti

Impossível falar de sorvete e não lembrar da Itália, apesar de ter sido criado há mais de 4 mil anos na China, foram os italianos que o popularizaram e que hoje são referência no assunto.

Então, para celebrar o Dia do Sorvete, dia 23 de setembro, nada melhor do que conhecer as melhores gelaterias de Roma. Aqui vão cinco gelaterias, que na minha opinião de viciada em sorvete, são as melhores de Roma.

Três delas ficam bem próximas, todas na região do Panteão:

1) Gelateria San Crispino: localizada na esquina de uma pequena rua e passando quase despercebida, a tradicional sorveteria ficou mais famosa após ser citada no livro Comer, Amar e Rezar. Meus amigos romanos afirmam que é uma das mais tradicionais da cidade. Os sorvetes são produzidos diariamente com ingredientes 100% naturais, sem conservantes e corantes e por isso vc encontra sempre sabores diferentes! Não são tantas opções de sabores quanto as demais sorveterias, cerca de 15 enquanto algumas oferecem mais de 150, mas são sabores únicos e de uma qualidade incrível. Meus preferidos eram o de laranja e de cereja.

2) Gelateria Della Palma: localizada 1 quadra à frente da San Crispino, também numa esquina, está a Della Palma que, acredite se quiser, oferece 150 sabores diferentes de sorvete! A variedade é incrível, versões à base de água, versões veganas, mas o forte da casa são as 20 variedades de chocolate! Meus preferidos são nutella e chocolate com frutas do bosque. Na verdade o local contempla também uma cafeteira, doceira e padaria! Bom lugar para passar o fim de tarde e surpreendente não tão cheio.

foto 2 (2) foto 1 (3)

3) Giolitti: diferente das anteriores, para ir à Giolitti se prepare, o local é sempre lotado! Não é para menos, até parada de ônibus com nome da sorveteria existe! Os sorvetes são realmente sensacionais, existe grande variedade e eu batia cartão por lá. Os sabores bem tradicionais como nozes e pistache são incríveis, para incrementar peça “pana” por cima, aquele creme italiano. Você não paga nada a mais por isso e deixa o sorvete ainda mais gostoso! Os sabores à base de água de frutas vermelhas também são deliciosos e muito refrescantes no verão italiano, mas eu nunca deixava de pedir o “Bacio” que é chocolate com avelãs!

gelato

gelato

Se você for dar um passeio pelo Campo de Fiori e depois visitar as fontes na Piazza Navona, não se esquece de para e tomar um sorvete diferente o Tartufo.

4) Aí Tre Tartufi: a sorveteria do restaurante, além de oferecer as versões tradicionais de sorvete, servem também o chamado “tartufo” uma bola de sorvete de chocolate, recheada e com chantilly por cima. É gordo, mas uma delícia! Sentar para tomar um sorvete observando a movimentação da praça, não tem preço.

5) La Fonte Della Salute: última sugestão, mas não menos importante. Essa sorveteria foi realmente um achado, diferente das anteriores que já são bem famosas e que são as campeãs de recomendações pelos italianos e até estrangeiros, a Fonte Della Salute acredito que ainda não foi descoberta por todos. Eu passava por lá todas as noites e a movimentação não era muito grande, mas acho que as pessoas não sabem o que estavam perdendo porque ela ganhou minha preferência! Primeiro pela localização, fica em Trastevere região onde encontram-se os restaurantes e barzinhos de Roma, lugar que o pessoal vai de noite para “badalar” e segundo pela qualidade dos sorvetes artesanais. É tudo orgânico! Dos ingredientes dos sorvetes até das casquinhas e dos potinhos de servir .E os sabores? Da água na boca só de lembrar, de pêssego, de amêndoas, de tiramissu, menta ao leite e o meu preferido Creme Catalão. Uau! Na minha opinião a qualidade é superior à todos os outros gelatos que provei na Itália (e não foram poucos!), portanto não deixe de ir!

salute

foto (6)

Em relação aos valores a média é a mesma em todas elas, o tamanho piccolo (pequeno) é 2 euros com direito a dois sabores e a pana. Espero que aproveitem e mangia che te fa bene! Buon gelati 🙂

Deixe um comentário