Por Luana Gonçalves
Nem só Bacalhau se come em Portugal. É claro que a iguaria é prato principal de onde quer se passeie pelo país, são mais de 1000 maneiras de preparar o peixe salgado.
Mas, cada cidade tem uma especialidade.
A cidade do Porto, por exemplo, ao norte do país, é conhecida por um prato muito típico e peculiar: a Francesinha.
Se o nome fez com que você pensasse em algo delicado, não se engane. A Francesinha tradicional é uma espécie de sanduíche (ou sande como dizem os portugueses) de pão de forma caseiro recheado, por nada mais nada menos, que linguiça, salsicha, presunto (fiambre), carne de boi ou lombo de porco, coberto por queijo e regado com um molho de tomate, cerveja e piri-piri (mix de pimentas típico de Portugal). Acompanha ainda ovo frito e batata frita.
O sabor? Só comendo para saber. É uma refeição completa, possui cerca de 1200 calorias. Por onde se anda, seja um restaurante mais ‘chiquetê’ ou boteco, lá está no cardápio a Francesinha. Além da tradicional, é possível encontrar inúmeras outras variações: vegetariana, com salada, sem salada, com carne de porco, sem carne de porco, com frango…. e até versões ‘mini’.
Se você estiver programando uma viagem para Portugal e for passar pelo Porto, não deixe de provar essa delícia. As Francesinhas são quase um ponto turístico obrigatório da cidade e, por isso, têm até um site dedicado a indicar que restaurantes oferecem o prato no cardápio: http://www.francesinhas.pt/
Mas, se você não for para terras lusitanas e, ainda assim, quiser experimentar esse prato típico. Encontramos uma receita muito fácil de preparar:
Ingredientes
Molho (para duas pessoas):
– 1 cerveja
– 1 caldo knorr
– 2 folhas de louro
– 1 colher de sopa de margarina
– 1 cálice de vinho do Porto
– 2 colheres de sopa de polpola de tomate
– 1 colher de sopa de maizena
– ½ copo de leite
– piri-piri (mix de pimentas)
– ovo
Sanduíche (sande)
– 2 fatias de pão de forma
– Presunto
– Salsicha
– Linguiça
– Bife
– Queijo (mussarela ou prato)
Modo de preparo:
Molho: Dissolva o caldo knorr na cerveja, leve ao fogo e junte os demais ingredientes, com excessão da maizena e leite. Mexa por 5 minutos.
Dissolva, à parte, a maizena com o leite frio e junte à panela, mexendo até engrossar. Retire a mistura do fogo e retire a folha de louro. Bata a mistura com um mixer ou fué. Leve ao fogo novamente e depois reserve.
Monte o sanduíche com camadas de presunto, bife grelhado, salsicha cortada ao meio na vertical e linguiça cortada. Ao final coloque o queijo (mussarela ou prato), cubra com o molho e leve ao forno até que o queijo esteja derretido. Por fim, finalize com o ovo frito por cima e sirva com batatas fritas.
Fonte: Petiscos.com
(com texto adaptado para o nosso português :-))
[…] Luana, que já escreveu aqui sobre o lanche Francesinha, famoso em Porto, e lanches em Buenos Aires, trabalha na mesma agência que eu e também adora uma […]
[…] Luana, que já escreveu aqui sobre o lanche Francesinha, famoso em Porto, e lanches em Buenos Aires, trabalha na mesma agência que eu e também […]