Fazer dieta não precisa ser sinônimo de sofrimento. Emagreci 11kg em pouco mais de 30 dias e estou em processo de reeducação alimentar, mas não tenho me privado dos prazeres da vida – apenas estou comendo com mais moderação. Ok, com beeeem mais moderação. Voltando ao assunto do post: por isso, resolvi fazer uma receita de hambúrguer caseiro, no forno, com carne bovina de boa qualidade e muitos temperos para amenizar o uso de sal. E deu certo! O maridão aprovou e agora divido com vocês:
Ingredientes:
– 240 gramas de carne bovina de primeira com pouca gordura
– 4 fatias de mussarela light
– 1/3 de sachê de molho de tomate
– ervas finas e ketchup a gosto
– sal e pimenta do reino a gosto
– 2 colheres de sopa de shoyu
– 2 colheres de chá de alho picado
– 1/2 cebola pequena picada
– salsinha e cebolinha picados
– pão, legumes e verduras à sua escolha
(no meu caso, usei pão francês, alface e cenoura)
Modo de preparo:
Tempere a carne com o alho, metade da cebola, sal e pimenta do reino. Faça 4 hambúrgueres com as mãos (em média 60 gramas cada, o suficiente para uma pessoa), recheando cada um deles com 1/2 fatia de mussarela light. Deixei por meia hora no congelador. Prepare o molho misturando o molho de tomate com o resto da cebola picada, ervas finas, salsa, cebolinha e ketchup. Sele os hambúrgueres em uma frigideira com teflon (não precisa de óleo nem azeite) e acomode-os em um refratário forrado com papel alumínio. Coloque o molho por cima dos hambúrgueres e cubra-os com a outra metade do queijo que não foi para o recheio. Bastam 10 minutos no forno em fogo alto e voilà! Fica delicioso, molhadinho e pouco calórico. Ainda dá para substituir a mussarela por outro queijo, como ricota ou cottage.
5 Comentários
1Pingbacks & Trackbacks on Receita de hambúrguer caseiro (e saudável!)
-
[…] a parte, acho que essa maionese também deve ficar ótima com o Hambúrguer de forno da Isabelle. Coma com moderação. =P bb_keywords = "receita de maionese"; bb_bid = ""; bb_lang […]
Bruno
fevereiro 5, 2012 at 8:01 pm (13 anos ago)A carne você já comprou moída? Como arrumar uma carne moída com pouca gordura? Alguma dica?
@mendozavip
fevereiro 6, 2012 at 5:59 pm (13 anos ago)legal essa dica, vou testar em casa com fraldinha sem gordura, vamos ver como sai….
OBS: parabéns pelos resultados alcançados com a dieta, depois gostaria de algumas dicas, estou precisando dar um up na minha alimentação ois viver comendo em restaurante acaba com qualquer saude!!!
Isabelle Lindote
fevereiro 7, 2012 at 12:16 am (13 anos ago)Bruno, eu tenho evitado carne de segunda exatamente pelo excesso de gordura. Como esse hambúrguer vai no forno, e pode ser recheado e/ou coberto com queijo branco ou mussarela light (além do molho), não é necessário que a carne venha com aquele percentual básico de gordura que normalmente seria recomendado. Ele fica suculento por conta do molho e do queijo 🙂 Fraldinha é uma boa! Beijos
Isabelle Lindote
fevereiro 7, 2012 at 12:19 am (13 anos ago)Oi Rodrigo, comer em restaurantes diariamente é complicado mesmo, porque nunca sabemos de que forma o alimento foi preparado. Fica difícil assim controlar a quantidade de gordura, de sal… O lance é maneirar na quantidade, buscar lugares em que você confie e, quando possível, levar uma comida caseira para almoçar. Controlar de perto o que se come em casa, pela manhã e/ou à noite, também ajuda bastante. Obrigada pelo comentário!