Torta de salmão defumado e alho-poró

Aqui na França o alho-poró é extremamente barato, o kilo custa menos de 1 euro. É um legume que faz realmente parte da vida dos franceses, e eu adoro!

E nas minhas buscas por novidades encontrei o salmão defumado, que é um pouco caro (em média 30 euros o kilo), mas que costuma ser vendido em pacotes de 150 gramas ( 4,50 euros ou menos) e por ser um produto bastante forte não é comido em grande quantidade.

Juntando os dois, criei a Torta de salmão defumado e alho-poró:

Ingredientes:

150g de salmão defumado
2 ou 3 alhos-porós
3 ovos
100 g de queijo gruyère ralado
1 lata de creme de leite
1 receita de massa para quiche*

Modo de preparo: Corte o alho-poró em rodelas finas e em seguida refoge-o com um pouco de manteiga, reserve. Desfie o salmão defumado e adicione-o ao alho poró. Bata os ovos, acrescente o creme de leite e tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Forre o fundo e as laterais de  com a massa e fure o fundo várias vezes com um garfo.

Em seguida espalhe o recheio de alho poró e salmão, polvilhe metade do queijo, despeje a mistura de ovos e creme de leite e por último polvilhe mais um pouco de queijo. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos em forno médio preaquecido.

* Receita de Massa para quiche
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
6 colheres (sopa) de manteiga gelada e picada (150g)
2 colheres (sopa) de iogurte natural
1 gema
1 pitada de fermento em pó

Misture a farinha de trigo, o sal e a manteiga, até obter uma farofa.  Junte o iogurte, a gema e o fermento. Amasse delicadamente até obter uma massa lisa e macia.

Deixe a massa descansar na geladeira por 15 minutos. Essa receita rende 2 formas para quiche  de 20 cm de diâmetro x 2 cm de altura e ela é ótima, leve e ao mesmo tempo crocante.

Com essa base: massa para quiche e cobertura de ovos com creme de leite, você pode fazer qualquer mistura, por exemplo, uma versão mais light com recheio de vegetais como abobrinha e berinjela com queijo. E o acompanhamento ideal é uma salada.

Deixe um comentário