O livro de estreia da chef de cozinha Gabrielle Hamilton, do baladado Prune, em Nova York, é mais do que um simples livro sobre gastronomia. A obra autobiográfica conta como a menina nascida na fazenda venceu dificuldades e conseguiu virar tão bem sucedida.
Os comentários sobre a influência da mãe, uma francesa ótima cozinheira, que a ensinou a fazer os primeiros pratos são o início dessa história de sucesso. A corajosa Gabrielle passou por experiências em restaurantes, desde lavando pratos até cozinhando para crianças em acampamentos de férias. Assim, quando resolveu abrir seu próprio espaço, já tinha muitos anos de experiência.
Os detalhes da vida familiar e profissional de Gabrielle são recomendados como leitura obrigatória por conhecidos personagens da área gastronômica, como Anthony Bourdain. A história vai muito além de relatos sobre como é trabalhoso abrir um restaurante, mas pode ser considerada uma narrativa inspiradora sobre superar problemas e seguir um sonho.
Vale lembrar que, além de ótima chef, a autora também é mestre em belas-artes, área de literatura, pela Universidade de Michigan, o que garante uma leitura de qualidade.
Sem dúvida, uma obra interessante para quem se interessa também pelas aventuras gastronômicas de outras pessoas.
Ah, e você pode ler o primeiro capítulo do livro aqui.
Sangue, ossos e manteiga
Gabrielle Hamilton
Editora Rocco
R$ 39