Bouchon em Lyon

Minhas aventuras gastronômicas pela Europa continuam, visitei Lyon em fevereiro – uma cidade linda com ares de Paris – tem prédios do mesmo estilo e um museu de Beaux Arts que me fez pensar no Louvre, além de ser a cidade dos irmãos Lumière.

A região de Lyon é conhecida pelos embutidos que produz, como o Saucisson “jesus” (muito gostoso, menos gordo e bastante perfumado) e também a “specialité lyonnaise” (que eu achei um pouco gorda). Os saucissons lembram o gosto de salame, mas o sabor é bem mais forte e quase sempre tem grãos de pimenta do reino.

E os restaurante típicos da cidade, os Bouchons, também são imperdíveis para os turistas. A origem do nome é controversa, dizem que no passado esses restaurantes sempre tinham um ramo do lado de fora indicando que estavam abertos e passaram a ser chamados pelo diminutivo de ramo e as palavras vão se modificando…

O interessante é que a palavra “bouchon” também significa rolha de garrafa, e só o que eu posso pensar é que quando você vai em um bouchon, come muito! Por isso aconselho ir na hora do almoço, aí você tem o dia inteiro para digerir.

Normalmente existe a “formule”, que vai ter os pratos típicos de bouchon como opções, isto é MUITA carne de porco e MUITA charcuterie (embutidos). Fui no Petit Glouton, onde a formule com entrada, prato principal e sobremesa custa 14,90 euros. E é muita comida!

Pra começar pedi a Salade Lyonnaise:

Alface, bacon, croutons e um ovo poché.

Em seguida o prato principal:

Saucisson quente (que eu não gostei muito, prefiro comê-lo frio como aperitivo), com gratin dauphinois (batata cozida cortada em fatias com creme de leite e queijo e gratinada no forno) e haricots verts (vagem).

Esse é o prato principal de um Lyonês que estava comigo, são tripas recheadas com carne de porco… Não tive coragem de provar.

Como sobremesa, pedi um crepe com geleia de morango:

E o pessoal do atendimento é muito simpático, o patrão vem e conta piadas, os garçons são atenciosos e  um deles é português, então você pode pedir para ele te explicar tudinho do cardápio. =P

Na teoria você só pode comer em um Bouchon no bairro de Vieux Lyon (Velha Lyon), onde o comércio fica aberto mesmo aos domingos e lá também é possível comprar lenços de seda produzidos na França nas mesmas fábricas onde são produzidos os lenços Hèrmes.

Le Petit Glouton
56 rue Saint Jean – Lyon – France

1 Comentário

  1. Marina
    dezembro 30, 2012 at 1:17 am (11 anos ago)

    Olá Jaci,

    Descobri seu blog há pouco tempo e estou adorando.
    Sobre o prato Lyonês, tripas recheadas com carne de porco, devo dizer que é um prato muito conhecido no Brasil tbm pois é a nossa linguiça.
    Meu pai tem um açougue há mais de 40 anos e sempre fez linguiça caseira para vender. Eu acompanhei durante muito tempo a fabricação e a receita é da minha vó. Muitas vezes eu que ia comprar as tripas de carneiro (para linguiça fina) e de porco (para linguiça grossa) mas hj é muito difícil encontrar as tripas para comprar, acredito pq deva ser proibido a fabricação de linguiça com elas. Enfim, só queria informar que não é tão exótico assim o prato Lyonês rsrsrs. Abraços.

Deixe um comentário