O que a Bahia tem?

Costumo dizer que tenho duas missões em São Paulo. A primeira é a dedicação que tenho a minha carreira, aproveitando ao máximo, as oportunidades disponíveis na cidade de um jeito que muito paulista não sabe aproveitar. A segunda é propagar o axé da Bahia, assumindo um papel de embaixador da cidade mais inspiradora do planeta. Valorizando o jeito de ser baiano, o jeito da Bahia ser!

Inspiração traduzida em diversas formas, mas é no sabor que ela te pega e aí…  “se você ama sua cidade, seja ela Rio, Londres, São Paulo, Pequim, Acarajú. Você não deve passar por essa cidade não. Cidade noiva do mar, onde habita yemanjá e os misteriosos toques que resumem as ladeiras grávidas de passado. Se você ama sua terra meu bom não deve passar pela cidade da Bahia, pois um novo amor, mas um novo amor, sem dúvidas, encherá seu coração” (Pastores da Noite – Jorge Amado).

… sabores únicos que, mesmo com a influência de outras culturas que conquistaram o paladar dos baianos, permanecem na lista de preferências das novas gerações. Não fazendo a Bahia perder a tradição, onde toda sexta-feira é dia de vestir branco, saudar a oxalá e degustar os pratos típicos da terra.

Aí estão algumas dicas de onde encontrar os melhores sabores da terrinha, coisa boa… PRO AXÉ TE PEGAR DE JEITO!

Comece pelo acarajé, mas por favor, coma no lugar certo. Os mais saborosos, crocantes e que sempre estão quentinhos são os assinados pelas famosas baianas Dinha e Regina, no largo da Igreja do Rio Vermelho e, Cira, que mantém diversos tabuleiros espalhados pela cidade, o mais legal é o que fica em Itapoan.

Para falar das moquecas eu tenho que dedicar um post somente para o tema. São diversos os restaurantes que servem o prato e todos eles deliciosos. Atualmente tenho freqüentado bastante o KI-MUKEKA da unidade da Boca do Rio. Além do atendimento e simpatia das baianas serem um diferencial, os pratos são fartos, muito bem servidos e acessíveis… ah! e o estacionamento é fácil e seguríssimo.

É indispensável aproveitar o happy hour ou final da tarde de sábado para jogar conversa fora saboreando as comidinhas dos botecos de Salvador, mais especificamente, os deliciosos caranguejos e várias dúzias de lambreta no Bar Caranguejo do Porto. O espaço é muito bem localizado na Av. Oceânica, entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo.

A vantagem de ir no final da tarde será a oportunidade de agradecer a Deus por estar nessa terra abençoada, presenciando o pôr do sol mais perfeito do planeta.

Além dos caranguejos, não deixem de provar os suculentos siris bóia da rua pedra furada no bairro da Ribeira. Um lugar mágico! Recomendo ir durante a tarde, em um dia lindo de sol, para contemplar a paisagem da enseada. Finalize o passeio dando uma paradinha na Sorveteria da Ribeira, você vai ficar confuso na hora de escolher as 59 opções de sabores. Os meus preferidos são: mangaba, manga, cajá, tapioca, coco verde, umbu, pistache…

Isso é o suficiente para a sua visita a Salvador ser inesquecível. Vou precisar de outros vários convites do aventuras gastronômicas para continuar a falar do vasto universo culinário da minha cidade. Você já experimentou o pão delícia? Já ouviu falar no boca de galinha? Encara uma cesta com 20 opções de frutas logo depois de comer um prato de moqueca? E depois do acarajé… que tal uma punheta? Aguardem!

3 Comentários

  1. Bárbara Mansur
    abril 10, 2012 at 11:17 am (12 anos ago)

    Adorei o post! Mas fiquei na curiosidade de ver os detalhes =/ Já pode fazer outros e mostrar tudiiinho viu? hehehe

  2. Waldecir Melo
    abril 10, 2012 at 4:14 pm (12 anos ago)

    Hegel, suas aventuras gastronômicas estão perfeitas! As comidinhas deliciosas e os lugares pitorescos…muito massa, curti!
    Bejim. Wal

1Pingbacks & Trackbacks on O que a Bahia tem?

  1. […] as dicas do nosso colaborador Hegel Vieira sobre culinária baiana, encontramos um evento para quem aprecia […]

Deixe um comentário