dezembro 2016 archive

Conheça Cunha: Parte 3

Oi, gente! Hoje termino o último post sobre Cunha – SP, se você ainda não leu, clique aqui: parte 1 e  parte 2 . Basicamente hoje falarei de nosso (meio) domingo, que foi bem proveitoso. Nosso foco do dia foram as cerâmicas, um almoço – que por sinal foi muito gostoso – e depois nosso retorno à São Paulo.

Algumas Cerâmicas de Cunha

Suenaga e Jardineiro

Começamos pelo Atelier de Cerâmica Suenaga e Jardineiro, que usa técnica vinda do Japão. Para quem não sabe, a cerâmica é feita de argila e sua modelagem e pintura é toda produzida no atelier. É uma técnica fascinante, que requer foco e paciência. A pintura é através do uso de minerais, e cada composto, ao queimar, produz a cor da peça. A queima da cerâmica é feita no forno Noborigama que chega a marca dos incríveis 1400°C! No Brasil, existem um pouco mais de 20 fornos, sendo 6 deles localizados em Cunha. Isso faz com que a cidade seja tão reconhecida pela arte.

No Suenaga e Jardineiro, ao chegar você é recebido por peças grandes, como estátuas, vasos e pratos de tirar o fôlego. São peças ricas de detalhes, muito bonitas, e isso também influencia no preço. O atelier tem um estilo próprio, o que dá autenticidade nas peças.

Peça de cerâmica do Suenaga e Jardineiro

Peça de cerâmica do Suenaga e Jardineiro

Ao entrar, você é recebido por uma paisagem de calmaria, com flores, natureza mixada as peças. Há um grande escadão, e logo ao lado, do forno gigante. Peças maiores, e ao descer, utensílios de praticidade, como copos, chaleiras, cinzeiros, etc.

suenaga-e-jardineiro-escadas

Há também uma área de promoções. Peças com pequenos defeitos, que normalmente são devido a queima. Mas, nem por isso perdem o encanto. Bem rica a visita! Alguns de meus amigos adquiriram peças lindas para decoração, como também, utilidades domésticas.

Peças do Suenaga e Jardineiro

Peças do Suenaga e Jardineiro

Oficina de Cerâmica

Depois disso, fomos a Oficina de Cerâmica que tem como seus criadores, nativos de Cunha. O mais legal do que nos contaram, foi que os criadores são nativos de Cunha e nos anos 70 aprenderam a técnica com japoneses e também uniram o conhecimento de duas paneleiras portuguesas, moradoras de Cunha . O aprendizado foi totalmente feito na cidade, o que mostra uma característica e estilo.

Com preços convidativos, as peças surpreendem os olhos. A história + o cuidado com as peças enobrece. É muito legal ter um produto com matéria-prima local e mão de obra também!

oficina-da-ceramica2

O ateliê fica ao fundo da loja, e dá uma amostra de como é o processo de produção. As argilas, processo das queimas – são necessárias algumas, conforme a peça.

Cerâmicas ???? #cerâmica #cunhasp #cunha #sp #saopaulo

A photo posted by Romys (@romysgallery) on

Pintura e esmaltação. É possível conhecer o forno, ver de perto os compostos como ferro, zinco e outros elementos que compõe os esmaltes:

Esmaltes de cerâmica na Oficina da Cerâmica em Cunha - SP

Esmaltes de cerâmica na Oficina de Cerâmica em Cunha – SP

As peças do atelier são mais utilitárias, como chaleiras, pratos, cumbucas, moringas, copos, canecas:

oficina-da-ceramica-chaleiras

Ao observar as peças, dá para entender o processo criativo e de produção. Cunha é uma cidade que me ganhou, turismo muito rico de cultura e delícias.oficina-da-ceramica1

forno-noborigama-cunha

Forno Noborigama da Oficina de Cerâmica

O grande forno Noborigama da Oficina de Cerâmica fica ao lado da loja. É possível fazer uma visita guiada: oficina-da-ceramica-forno-noborigama

A última Refeição em Cunha: Melhor Hora

Com ótimo custo-benefício, como os amigos do Chicken or Pasta falaram, é esse restaurante caseiro chamado de Melhor Hora, simples, simpático e de comida à vontade! É possível saborear comida caipira, por um preço camarada. É um buffet com muita salada, arroz, feijão muito bem executados. Além do porco a pururuca, feijão tropeiro, farofa <3 e um mimo de sobremesa com goiabada, doce de leite. Sabor de fazenda, supersimples, comida sincera e caseira. Ou seja, tudo para alegrar os paulistanos que estão na onda do chato do gourmetizado!

Comida caseira e colorida no Melhor Hora em Cunha

Comida caseira e colorida no Melhor Hora em Cunha – SP (foto de celular)

Confira os snaps que fiz por lá! Postei pelo meu instagram para vocês terem uma noção de como é o buffet:

Melhor Hora, que bom cruzar contigo neste caminhos da vida! Obrigada pela hospitalidade!

Certamente, uma viagem muito saborosa, rica em detalhes. Cunha nos recebeu de braços abertos! Fecho esta série de posts, muito contente, com saudades dessa viagem, da companhia dos amigos e dessas sensações. Afinal, é isso que levamos da vida! Celebre-a!

Divirta-se!

Endereços

Atelier De Cerâmica Suenaga & Jardineiro
Endereço: Rua Dr. Paulo Jarbas da Silva, 150
Telefone: (12) 3111-1530
Horários: Todos os dias, das 9h às 18h

Oficina de Cerâmica
Endereço: Av. Antônio L. Monteiro, 816 – Falcão
Telefone: (12) 3111-1361
Horários: Diariamente, das 9h às 18h

Restaurante Melhor Hora
Endereço: R. João Manoel Rodrigues, 38
Telefone: (12) 3111-3363
Horários: De segunda a sexta, das 12h às 15h; Sábado e domingo, das 12h às 16h